Boca de Urna: Institutos não farão levantamento no dia da Eleição
Pela primeira vez desde a redemocratização, o primeiro turno das eleições presidenciais não terão pesquisa de boca de urna. Realizado com eleitores na porta de suas seções eleitorais, o levantamento é divulgado no momento que a votação é encerrada as 17h.
Os institutos Ipec, Quaest, Datafolha e outros que acompanharam o processo eleitoral e divulgaram as pesquisas de intenção de voto ao longo das últimas semanas e meses decidiram não realizar a pesquisa de boca de urna.
As justificativas para o não realizar o levantamento são a rapidez da justiça eleitoral em divulgar os dados parciais e o custo para se aplicar e divulgar a pesquisa de boca de urna no dia da votação e com abrangência nacional.
Como comparação, em 2018 o Tribunal Superior Eleitoral começou a divulgar as primeiras parciais de votação para presidente com menos de 30 minutos depois de encerrada a votação, e a totalização foi encerrada as 21h20.
No mesmo ano, o Ibope, única empresa a realizar a pesquisa de boca de urna, gastou com o levantamento R$ 347.653,33. O valor foi pago, a princípio, pela própria empresa, que ouviu 30 mil pessoas.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!