Comércio

Boa Vista: Movimento do Comércio cai 0,9% em maio e reforça enfraquecimento do setor

24 jun 2019, 14:43 - atualizado em 24 jun 2019, 14:43
Tendência é de que o setor enfraqueça devido ao alto nível de desocupação e subutilização da mão-de-obra  (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As vendas no varejo caíram 0,9% em maio, segundo mostra o Indicador Movimento do Comércio, descontado dos efeitos sazonais, elaborado pela Boa Vista.

Na análise dos últimos 12 meses, o ritmo vem se mantendo desde o início do ano e subiu 1,8% no mês passado. Ainda assim, a tendência é de que o setor enfraqueça devido ao alto nível de desocupação e subutilização da mão-de-obra. A queda da confiança continua sendo um dos principais motivos para impedir uma evolução maior do comércio brasileiro.

Setores

O destaque negativo do mês de maio ficou para o setor de “Móveis e Eletrodomésticos”, que caiu 5% na análise dessazonalizada. No acumulado de 12 meses, por outro lado, a categoria registrou crescimento de 0,8%.

“Tecidos, Vestuários e Calçados” recuou 2,5%, também sob análise dessazonalizada.

“Os dois setores, mais dependentes da propensão ao endividamento dos consumidores, são os que mais sofrem com a queda da confiança e o fraco crescimento da renda, direcionada aos itens de primeira necessidade”, explica a Boa Vista.

Em relação aos setores que cresceram em maio, “Supermercados, Alimentos e Bebidas” obteve aumento de 0,2%, enquanto “Combustíveis e Lubrificantes” cresceu 0,3%.

“O indicador de maio evidencia, portanto, que nem mesmo o Dia das Mães, segunda data comemorativa mais importante para o comércio, foi suficiente para reverter o quadro de enfraquecimento das vendas do varejo”, conclui a Boa Vista.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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