BNP avalia venda de unidades de varejo em emergentes, dizem fontes
O BNP Paribas avalia a venda de negócios de varejo em vários mercados emergentes, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
O maior credor da Europa explora opções para seus negócios de finanças pessoais na África do Sul e também no Leste Europeu, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque os planos são confidenciais.
O banco também encerra algumas operações de financiamento ao consumidor na Escandinávia, disseram.
O BNP não quis comentar. A Bloomberg informou na sexta-feira que o BNP avalia opções para o negócio de finanças pessoais.
A divisão, dirigida por Charlotte Dennery, faz parte dos negócios de varejo do BNP e responde por cerca de 11% das receitas do banco francês.
Embora as margens de financiamento ao consumidor possam ser lucrativas, a queda na qualidade dos ativos se tornou uma preocupação à medida que os consumidores lutam para pagar dívidas pendentes e alguns bancos ficam mais relutantes em conceder novos empréstimos.
No ano passado, o BNP tentou vender partes de seus negócios no Leste Europeu por mais de US$ 500 milhões, disseram pessoas com conhecimento do assunto na época.
O BNP chegou a um acordo para vender uma unidade na Bulgária ao Postbank no mês passado.
O BNP ainda está em negociações para vender outros ativos na região e pode chegar a acordos nos próximos meses, disseram as pessoas.