BusinessTimes

BNDESPar nega negociações para venda de participação na JBS

15 mar 2018, 11:43 - atualizado em 15 mar 2018, 11:44

Investing.com – Nos últimos dias, circulou a informação de que o BNDESPar, braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), estaria negociando a venda de sua participação no frigorífico JBS (JBSS3).

As ações da companhia chegaram a registram importante valorização nos últimos dias, com destaque para a última sexta-feira, quando a alta foi de 4,49% a R$ 9,77. Na sessão seguinte, o ganho foi de 4,20%, fechando o dia em R$ 10,18. Na sessão de hoje, as ações da JBS operam em queda de 0,99% a R$ 10,03.

No entanto, o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, negou que o BNDESPar esteja negociando a venda de suas ações no frigorífico os irmãos Batista. A declaração foi dada durante o Fórum Econômico Mundial.

Para Rabello de Castro, a JBS faz parte de um grupo de empresas que estão enfrentando problemas de governança, que precisam ser equacionados antes de ser colocada à venda. Sendo assim, ele destacou que, até o momento, não há nenhuma conversa com fundos para a venda da participação no frigorifico.

Ontem, o jornal Folha de S. Paulo informou que o BNDES perdeu R$ 5,082 bilhões em operações nas quais injetou recursos na JBS para a aquisição de frigoríficos concorrentes no Brasil e nos Estados Unidos.

Segundo a reportagem, o prejuízo foi calculado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), levando em consideração, entre outros fatores, a desvalorização das ações adquiridas pelo banco.

O jornal lembra que o valor é o triplo do que a companhia dos irmãos Joesley e Wesley Batista se comprometeu a devolver ao banco no acordo de leniência com Ministério Público Federal (R$ 1,75 bilhão).

Por Investing.com

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.