Liderança

BNDES tem substituições nas diretorias de Finanças e Jurídica

23 fev 2022, 11:27 - atualizado em 23 fev 2022, 11:27
BNDES
A diretoria do BNDES comunica, por meio de sua assessoria de imprensa, duas alterações em sua composição (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comunica, por meio de sua assessoria de imprensa, duas alterações em sua composição. A diretora de Finanças, Bianca Nasser, e o diretor Jurídico, Saulo Puttini, estão deixando o Banco e serão sucedidos por profissionais que já fazem parte do quadro atual, em continuidade aos trabalhos empreendidos.

Os dois executivos cumpriram uma intensa agenda de modernização da estrutura de projetos e instrumentos do Banco e deixam um legado representativo. Em seus lugares, assumem o atual assessor estratégico da Presidência, Lourenço Tigre, e o superintendente da área jurídica, Marcelo Vianna Rangel.

À frente da Diretoria Financeira desde 2019, Bianca Nasser liderou alguns dos principais desafios do Banco nesse período, como a reestruturação da Área Financeira, que permitiu o avanço em agendas prioritárias para o BNDES.

Entre elas estão o cofinanciamento, o desenvolvimento de novos produtos e instrumentos financeiros, a atuação do Banco como coordenador de emissões públicas de instrumentos de renda fixa e a diversificação do funding da Instituição, inclusive por meio da emissão da inovadora Letra Financeira Verde. Nesse período, também estruturou o Departamento de Relações com Investidores do BNDES, permitindo maior interlocução do banco com seus principais stakeholders.

O novo diretor financeiro indicado, Lourenço Tigre, atua no banco desde julho de 2019 como assessor estratégico da presidência do BNDES. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro, tendo atuado na gestão de investimentos, fusões & aquisições e como executivo do setor de petróleo.

Bndes
A diretora de Finanças, Bianca Nasser, e o diretor Jurídico, Saulo Puttini, estão deixando o BNDES e serão sucedidos por profissionais que já fazem parte do quadro atual (Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O diretor de Jurídico Saulo Puttini promoveu uma ampla reformulação das áreas jurídicas do BNDES. Com foco em destravar valor e melhorar a eficiência, conduziu o redesenho de algumas agendas históricas, como a revisão das políticas de mercado de capitais e a criação de novo marco de contratações para modelagem de projetos de desestatização.

Centralizou, ainda, uma extensa reforma dos estatutos sociais e normativos internos das empresas do Sistema BNDES, consolidando as evoluções de governança, transparência e reposicionamento estratégico do Banco.

O superintendente da área jurídica Marcelo Vianna Rangel, foi indicado para substituir Puttini. Funcionário de carreira do BNDES há 24 anos, dos quais 16 como executivo do Banco, Rangel exerce a função desde fevereiro de 2019, sendo responsável pelos serviços jurídicos relacionados às operações de mercado de capitais, estruturação de project finance, concessões e privatizações, além de financiamentos nas mais diversas modalidades e setores.

À Bianca e ao Saulo, o BNDES agradece pelas contribuições no caminho de fortalecer o desenvolvimento sustentável brasileiro, desejando sucesso em suas novas jornadas. Ao Lourenço e Rangel, parabeniza pela conquista das novas funções, confiante de que seguirão liderando os times no trabalho em prol da melhoria de qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Os novos diretores indicados serão efetivados nas suas funções após a finalização de todos os trâmites de governança aplicáveis, incluindo a deliberação pelo Conselho de Administração do BNDES, previstos para março de 2022.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar