BNDES não venderá ações da Eletrobras em meio à capitalização da empresa
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não pretende vender as ações que possui da Eletrobras (ELET3) (ELET6) em meio ao processo de capitalização da estatal, disse nesta quinta-feira o diretor de Privatizações da instituição, Leonardo Cabral.
“O BNDES hoje não está trabalhando nem avaliando a hipótese de vender ações em conjunto com a oferta de ações… Nosso foco é realizar a capitalização para que a Eletrobras pague a sua descotização… Tão somente executar a transação”, afirmou Cabral.
Com os recursos levantados, a Eletrobras poderá pagar uma outorga ao governo que permitirá a renovação de contratos com hidrelétricas, permitindo a chamada descotização.
Segundo o ele, o BNDES espera que a operação de capitalização da elétrica esteja pronta para ir a mercado até o final deste ano, com expectativa de que a transação ocorra entre dezembro de 2021 e o início de 2022.
“Aguardamos a aprovação até junho, para ter a aprovação nas duas casas (Congresso). Com isso, a gente conseguiria ter uma transação não finalizada, mas pronta para ir a mercado até o fim de 2021 e com isso prontos para acessar o mercado assim que o mercado estiver disponível…”, declarou.
“Buscamos uma janela de mercado e precificar entre dezembro deste ano e fevereiro de 2022.”