Economia

BNDES diz que avaliará com Ministério da Economia cronograma para concluir devolução de empréstimos

15 set 2022, 13:36 - atualizado em 15 set 2022, 13:36
Moedas, Real
O BNDES disse em nota que esse cronograma levará em conta as condições de liquidez e governança do banco de forma a não haver exposição da instituição (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

Após o Tribunal de Contas da União ter determinado a aceleração da devolução ao Tesouro de empréstimos feitos ao BNDES em governos petistas para capitalizar o banco, a instituição informou nesta quinta-feira que avaliará um cronograma com o Ministério da Economia para o pagamento do passivo.

O BNDES disse em nota que esse cronograma levará em conta as condições de liquidez e governança do banco de forma a não haver exposição da instituição.

O banco disse já ter devolvido “quase a totalidade” dos empréstimos feitos ao Tesouro e julgados irregulares pelo TCU, em um total de 630,232 bilhões de reais, considerando principal e juros, dos quais cerca de 30 bilhões pagos este ano.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem acusado a área jurídica do BNDES de criar obstáculos aos pagamentos à União. No início do mês, ele afirmou que o banco ainda teria um passivo de 90 bilhões de reais com o Tesouro, e que o pagamento viabilizaria a redução da relação dívida/PIB este ano para cerca de 76%.

Na quarta-feira, o TCU determinou a aceleração da devolução dos pagamentos feitos pelo Tesouro ao BNDES.

O tribunal decidiu, ainda, instaurar processo específico para avaliar a eventual utilização indevida pelas instituições financeiras federais dos recursos ainda não devolvidos à União.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br