BusinessTimes

BNDES atinge R$11,2 bi em financiamentos concedidos via programa emergencial

19 ago 2020, 19:14 - atualizado em 19 ago 2020, 19:14
O programa tem como diferencial a capitalização do FGI, o Fundo Garantidor para Investimentos (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC) alcançou 11,2 bilhões de reais em financiamentos concedidos, afirmou nesta quarta-feira o superintendente do BNDES para saneamento, transportes e logística, Leonardo Pereira.

O banco é o operador do PEAC, sancionado nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

O programa começou a funcionar via medida provisória no fim de junho com objetivo de conceder garantias que contribuam para normalizar o funcionamento do mercado de crédito voltado a pequenas e médias empresas.

Ao menos 35 instituições financeiras estão habilitadas para conceder créditos de entre 5 mil e 10 milhões de reais com garantias do PEAC, entre elas bancos, cooperativas de crédito, bancos de desenvolvimento e bancos de montadoras.

O programa tem como diferencial a capitalização do FGI, o Fundo Garantidor para Investimentos.

A taxa de juros cobrada pelo agente financeiro não poderá ultrapassar 6% ao ano e o empréstimo terá carência de seis meses e prazo de 36 meses para pagamento.

O primeiro aporte do Tesouro no FGI somou 5 bilhões de reais, podendo chegar ao todo até 20 bilhões no PEAC. Segundo o BNDES, o capital comprometido até agora foi de 2,35 bilhões de reais que resultou em um crédito concedido de 11,2 bi de reais, uma alavancagem de 4,7 vezes.

“Se a gente conseguir 50 bilhões a 60 bilhões de reais de crédito concedido, esperamos até 300 mil empresas beneficiadas”, disse Pereira durante evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro transmitido pela internet.

O PEAC tem vigência até 31 de dezembro, mas Pereira não descarta a possibilidade do mecanismo ser estendido até 2021. “Têm sido dados sinais pelo governo, pelo Congresso, que as medidas sendo efetivas e tendo a necessidade isso pode ser estendido. Internamente no banco temos um plano de estudar um FGI 4.0 que incorpore inovações do PEAC”, afirmou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar