BNDES aprova R$ 1,1 bi para exportação de oito jatos da Embraer (EMBR3)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 1,1 bilhão para a exportação de oito jatos comerciais E190-E2 e/ou E195-E2 da Embraer (EMBR3) para a norte-americana Azorra, especializada em aquisição e arrendamento de aeronaves para a operação de companhias aéreas comerciais.
De acordo com o comunicado do banco de fomento, as aeronaves já estão incluídas na carteira de encomendas da Embraer e serão entregues entre dezembro de 2024 e 2025 a operadores. É o terceiro financiamento do BNDES à exportação de aeronaves da família E2 para a Azorra, acrescentou.
- LEIA MAIS: Selic pode chegar a 15% ao ano em 2025? Veja 4 títulos de renda fixa para ganhar acima da taxa de juros, segundo analista
O financiamento, segundo o banco, cobrirá uma parcela do investimento total da Azorra na compra dos aviões, e se dará por meio do BNDES Exim Pós-embarque, com desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da Embraer. A Azorra assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.
“Somente neste ano, o BNDES aprovou o financiamento para a exportação de 56 aeronaves da Embraer para diferentes mercados, nas Américas, Europa e Ásia”, afirmou o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, no comunicado.