BNC: taxa de hashes da rede Bitcoin atinge nova alta
A taxa de hashes da rede Bitcoin disparou para 267 bilhões de gigahashes por segundo (GH/s) no dia 3 de maio de 2020, às 8h, no horário de Brasília.
Essa nova alta é resultado do crescimento significativo da rede antes do halving, a redução pela metade na recompensa por bloco do Bitcoin, daqui a aproximadamente 8 dias.
Taxa de hashes entre 20 de abril de 2020 e 3 de maio de 2020
Taxa de hashes é o poder computacional da rede Bitcoin por segundo. A conta é a seguinte: (estimativa de hashes para mineração) * total de blocos / intervalo entre blocos.
Preço do bitcoin: valor de fechamento de mercado do Índice de Liquidez do Bitcoin (BLX) da Brave New Coin (BNC).
Informações detalhadas:
– com o iminente halving do bitcoin, daqui a apenas oito dias, a taxa de hashes da rede aumentou cerca de 24% em comparação ao mês passado. Houve um grande ápice na taxa de hashes, para cerca de 190 bilhões de GH/s por dia no fim do dia 3 de março de 2020;
– esse aumento indica que houve participação recorde de mineradores na rede;
– com o aumento no poder de hashes, há uma média de 150 blocos sendo executados todos os dias;
– receita ganha por mineradores está aumentando conforme o preço do bitcoin/dólar aumenta.
Destaques:
Observando o gráfico acima, que fornece detalhes sobre o desempenho a cada hora da rede Bitcoin, podemos perceber que:
– em períodos específicos do dia, a taxa de hashes da rede atinge cerca de 250 bilhões de GH/s, executando de dez a doze blocos por hora, que é bem acima da média, de seis blocos por hora;
– existe uma volatilidade significativa no poder computacional, além do preço à vista do mercado. Embora haja volatilidade na taxa de hashes todos os dias, mineradores estão consumindo diversos recursos para se manterem nessa competição.