CryptoTimes

BNC: que dia será o halving, de acordo com os modelos de previsão desta semana?

03 abr 2020, 9:19 - atualizado em 03 abr 2020, 9:19
Confira detalhes sobre os modelos da BNC que tentam prever data e hora exatas do halving do bitcoin (Imagem: Crypto Times)

A Brave New Coin (BNC) lançou uma contagem regressiva para prever a data e hora do halving do Bitcoin. O relatório desta semana resume os dados fornecidos pelos modelos de previsão da BNC e analisa os macrofatores que influenciam a contagem regressiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o halving?

O bitcoin é uma criptomoeda descentralizada que permite pagamentos instantâneos a qualquer pessoa, sem autoridade central.

A rede Bitcoin é assegurada por mineradores que são computadores especializados que usam um mecanismo de consenso chamado “proof-of-work” (“prova de trabalho”) para verificar cada bloco de transações de bitcoin.

O minerador que verifica cada bloco é recompensado por seu trabalho com bitcoins recém-criados. Essa “recompensa por bloco” é como novos bitcoins são lançados no sistema.

Um novo bloco de transações é acrescentado ao blockchain Bitcoin aproximadamente a cada dez minutos. Atualmente, a recompensa por bloco é de 12,5 bitcoins.

Cerca de 144 blocos são minerados diariamente, o que significa que aproximadamente 1,8 mil novos bitcoins são gerados a cada 24 horas.

O número de novos bitcoins criados por meio da recompensa por bloco é reduzido pela metade a cada quatro anos. Esse processo é chamado de halving do bitcoin.

O próximo halving será o terceiro e o preço atual de 12,5 bitcoins da recompensa por bloco vai ser reduzido para 6,25 bitcoins.

A taxa de hashes da rede Bitcoin continuou caindo na última semana, adiando as datas de previsão para a segunda metade de maio (Imagem: Crypto Times)

Contagem regressiva desta semana

A data prevista para o halving do bitcoin desta semana (de acordo com todos os modelos de previsão da Brave New Coin) é 15 de maio de 2020 à 0h07.

A data prevista da semana passada era 17 de maio de 2020, às 08h05. A data prevista para o halving foi adiada em 55 horas e 57 minutos. Cada modelo é recalculado diariamente.

A taxa de hashes (velocidade em que um dispositivo de mineração de criptoativos opera) da rede Bitcoin se recuperou levemente na última semana, após a rendição dos mineradores (que interromperam ou desistiram de utilizar suas máquinas) na semana anterior. Agora está claro que a tendência de alta a longo prazo para a taxa de hashes da rede Bitcoin foi impactada pelas profundas consequências econômicas do surto global do COVID-19.

Em todo o mundo, parece que a demanda por mineração de bitcoin ou a compra de hardware de mineração do criptoativo está diminuindo. O preço do bitcoin caiu drasticamente desde a metade de março e mineradores estão vendo seus recursos de despesas desaparecerem conforme a economia global enfrenta o desemprego e a redução de capital a longo prazo.

No Canadá, por exemplo, campos petrolíferos, geralmente escolhidos para a mineração de bitcoin como uma proteção, não estão mais realizando experiências com essa opção e, em vez disso, escolhendo proteger seus recursos. Steven Barbour, da Upstream, mineradora canadense que fornece apoio para campos petrolíferos, afirmou esta semana que: “a maioria dos produtores canadenses de petróleo estão dizendo para seus funcionários não fazerem nada e não gastarem dinheiro algum, e somos fornecedores de serviço para essas empresas. Estávamos crescendo, mês após mês. Este mês tudo está parado e eu acho que o próximo mês continuará assim.”

A tendência de queda pré-halving para a taxa de hashes e o preço do bitcoin é normal. Antigos mineradores decidem desligar suas máquinas antes de uma possível queda na rentabilidade de mineração pós-halving, e existe um período de ajuste em que a potência da eletricidade é realocada entre os mineradores restantes. O popular modelo de estoque sobre fluxo (“stock-to-flow“) permanece em ordem apesar das recentes quedas de preço. Também se sabe que efeitos de escassez e ganhos de preço nos mercados de bitcoin tendem a acontecer alguns meses após o halving, pois produtores de bloco se ajustam à nova rentabilidade de mineração. Ainda é muito cedo para sugerir que a narrativa otimista de halving está fora de questão.

Previsão

Conforme a taxa de hashes se recupera, agora este modelo prevê uma data mais próxima da sua média histórica, para meados de maio.

– previsão média para o halving no dia 22 de março de 2020 através de oito modelos diferentes: 16 de maio de 2020, às 2h04;

– previsão média para o halving na semana anterior através de oito modelos diferentes: 14 de maio de 2020, à 1h41;

– diferença: 48 horas e 23 minutos depois.

Gráficos de convergência de datas

1º contexto: intervalo médio diário entre blocos

As datas previstas apresentadas por este modelo continuam acima da média histórica mas, por conta do aumento na taxa de hashes, o modelo pode realinhar com sua média histórica.

Esse é o intervalo médio de execução de todos os blocos Bitcoin minerados no dia anterior.

Esse modelo faz a estimativa do número de dias restantes até o próximo halving, multiplicando o intervalo médio diário entre blocos pelo número de blocos restantes a serem minerados antes do próximo halving.

Usando essa medida, calculamos o registro de data/hora para o próximo halving.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 12 de maio de 2020, às 20h59;

– previsão do halving em 3 de abril de 2020: 11 de maio de 2020, às 20h58.

2º contexto: intervalo médio cumulativo entre blocos

Esse modelo estável de previsão aumentou nas últimas semanas e parece ter interrompido uma tendência cíclica.

Essa é a média numérica cumulativa do intervalo de execução de todos os blocos Bitcoins minerados até hoje. Para remover a grande lacuna entre a primeira execução de bloco, o intervalo médio entre blocos é tido como 600 segundos.

Neste cenário, a BNC calcula o número de dias restantes até o próximo halving ao multiplicar o intervalo médio cumulativo entre blocos com o número de blocos restantes a serem minerados. Usando esta métrica, calcula-se o registro data/hora do próximo halving.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 8 de maio de 2020, às 8h35;

– previsão do halving em 22 de março de 2020: 11 de maio de 2020, às 20h58.

3º contexto: intervalo médio móvel simples entre blocos (num período de 50 dias)

Este modelo continua a lenta tendência de alta e continua a prever datas entre os dias 12 e 13 de maio.

Essa é uma média móvel aritmética de todos os intervalos entre blocos calculada ao acrescentar o intervalo médio entre blocos executados todos os dias durante 50 dias.

Esse é um indicador técnico de atraso que aplica uma mesma ponderação para todas as observações durante o período a fim de determinar se o intervalo entre blocos terá a mesma tendência ou se irá revertê-la.

Se a média móvel simples subir, isso explica o aumento no número de execuções de blocos, ou seja, a data do halving vai chegar antes do previsto. Se cair, significa que os blocos executados irão cair diariamente e a data do halving vai ser adiada.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 13 de maio de 2020, às 18h14;

– previsão do halving em 1º de março de 2020: 14 de maio de 2020, à 1h18.

4º contexto: intervalo médio móvel exponencial entre blocos (num período de 200 dias)

Conforme a taxa de hashes se recupera e a tendência de baixa se desfaz, esta médica, direcionada por resultados históricos, agora está se revertendo à sua média histórica.

Essa é um tipo de média móvel em que é dada maior importância para os intervalos médios e mais recentes entre blocos. Isso fornece bons sinais sobre interseções e divergências do intervalo médio histórico entre blocos. Esse também é um indicador técnico de atraso.

Quando o intervalo médio entre blocos cruza o intervalo médio móvel entre blocos, espera-se por grandes mudanças no intervalo médio entre blocos, em que a tendência muda de direção.

Já que a média móvel exponencial fornece maior ponderação sobre os intervalos médios diários e mais recentes entre blocos do que dados mais antigos, é mais reativa às mudanças mais recentes dos intervalos entre blocos.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 15 de maio de 2020, às 8h56;

– previsão do halving em 1º de março de 2020: 13 de maio de 2020, às 17h01.

Aspectos básicos da rede Bitcoin

A taxa de hashes está se recuperando após quedas drásticas das semanas anteriores.

– taxa média diária de hashes (de 23 de março de 2020 a 29 de março de 2020): 101.582.512.381 terahashes por segundo (Th/s);

– taxa média diária de hashes na semana anterior: 95.340.488.026 Th/s;

– variação percentual: 6,55%.

Existem menos de 80 mil BTC restantes a serem minerados antes do halving.

– bitcoins restantes a serem minerados antes do halving (3 de abril de 2020): 73.212,5 BTC.