CryptoTimes

BNC e a arte dos dados de mercado

27 abr 2020, 13:50 - atualizado em 27 abr 2020, 13:50
Confira como a nossa parceira Brave New Coin revolucionou o mercado cripto com seus inúmeros produtos (Imagem: Crypto Times)

Com certeza você já ouviu dizer que dados são o combustível da economia digital, já que empresas têm dificuldade em lidar com “big data” (conjunto de dados que são muito grandes ou complexos de serem processados por softwares tradicionais), análise de dados, ciências de dados e tomadas de decisões direcionadas por dados.

Entretanto, abstraindo temas atuais como governança, soberania, gestão, privacidade e segurança de dados, não há nada relativamente novo ou único sobre a função dos dados na economia digital.

Existem apenas mais dados, mais tecnologia relacionada a dados e formas em constante expansão de acessar, armazenar e aplicar dados.

Dados é a alma dos mercados — dos mercados financeiros, em particular — há mais de um século.

A agência de notícias Reuters foi fundada em 1851. De início, a empresa era um serviço de informações financeiras que transmitia cotas de mercados acionários entre Londres e Paris, por meio dos cabos submarinos recém-instalados entre Dover e Calais.

Em 2014, quando a BNC foi criada, ainda não havia todos esses produtos, serviços, ferramentas e sites com todas essas informações para investidores em cripto (Imagem: Freekpik/macrovector)

Criptomoedas e criptoativos representam apenas mais um dos mercados financeiros, mas possui uma diferença importante. A tecnologia que sustenta esses instrumentos criou características, convenções e soluções inigualáveis e específicas de dados, principalmente no âmbito dos dados de mercado.

– Sem dados de mercado, não há descoberta de preço, dificultando as negociações.

– Sem dados de mercado, não há avaliação de liquidez de mercado, profundidade de livro de oferta ou volume de negociação, dificultando a avaliação de risco.

– Sem dados de mercado, não há parâmetros de referência (“benchmarks”) ou índices, dificultando a métrica de desempenho e rendimento de investimentos.

Desde 2014, a Brave New Coin (BNC) coleta, compila e calcula, de forma ativa, dados de preço para o mercado cripto. Na época, havia apenas um bitcoin e meia dúzia de corretoras de criptoativos, então era muito difícil saber qual era o “verdadeiro” valor do bitcoin.

Havia disparidade de preço entre diferentes mercados, falta de transparência nos volumes de negociação e profundidade de mercado, além de diferentes formas em que cada corretora publicava seus próprios dados de inventário.

O índice BLX foi criado para atender aos requisitos de mercado para um preço único, confiável e justo do preço em dólares para o bitcoin, com base nas atividades de negociação (Imagem: Brave New Coin)

Devido à falta de padrões da indústria para a formatação de dados e designs de interfaces de programação de aplicações (API), um esforço muito grande foi necessário para padronizar dados de mercado de corretoras para bitcoin, o que fez com que a BNC lançasse seu primeiro índice, o BLX, em 2015.

Agora falando sobre 2020, os serviços de dados de mercado da BNC Market Data abrangem milhares de criptoativos e seus respectivos mercados em centenas de corretoras.

A empresa apresenta dados de precificação intradiários e de fechamento de mercado (“end-of-day”) por meio de parâmetros de API, além de complementar com um volume crescente de dados referenciais, técnicos e analíticos, incluindo notícias e sentimento “on-chain” e “off-chain” (tanto dentro dos blockchains como fora dos blockchains).

Os dados fornecem perspectiva e percepções completas sobre essa nova classe de ativos.

A plataforma BNC Market Data é uma fonte fundamental de dados, pois sua equipe de especialistas fornece o conhecimento necessário para a descobertas de preço sobre ativos e portfólios individuais, permitindo que usuários identifiquem discrepâncias, oportunidades de arbitragem e profundidade de mercado (Imagem: Brave New Coin)

A plataforma de agregação BNC Market Data fornece a base para nossos serviços de dados de precificação e de referência, indexação e análise.

– A Taxonomia, ou base de dados altamente estruturada, classifica e rastreia características essenciais dos ativos digitais, corretoras e pares de mercado.

– O mecanismo de precificação conecta a dados de negociação e de livro de oferta adquiridos de mais de 250 corretoras.

– O mecanismo de indexação pode calcular índices de alta frequência, intradiário e de fechamento de mercado para uma gama de produtos de índice, incluindo cabazes, setores, temáticas e geografia.

– Capacidade de análise “on-chain”, com base em nós internos e outros recursos, como exploradores de blocos. Usuários podem rastrear o fornecimento em circulação e endereços com chaves de carteira.

– Várias fontes “off-chain” e auxiliares também são rastreadas e podem ser usadas para obter análise de sentimento de mercado, análise sobre falsos volumes, análise de liquidez e análise financeira fundamental.

Esses produtos de dados de mercado, índices e análises abastecem a precificação, o acordo e os parâmetros de referência de derivativos, produtos estruturados e fundos negociados em bolsa (ETFs), além de rastrear a atribuição de desempenho, parâmetros de referência e valor líquido dos ativos (VLA) para portfólios de clientes.

O BLX se tornou um dos índices de bitcoin mais confiáveis na comunidade de negociação e de análise em cripto (Imagem: Freepik/gstudioimagen)

O BNC Index foi criado sobre o mecanismo da BNC Market Data. Para a BNC MarketData, dados brutos são obtidos das corretoras. Em seguida, existe uma “limpeza” completa, bem como padronização, validação e verificação dos dados.

Isso resulta em dados agregados de precificação, que datam desde 2014. Combinados com um operador de ativos, análises “on-chain”, notícias e análise de sentimento, BNC pode projetar, criar e distribuir seus próprios índices — ou de terceiros. Esse é o “criador de índices”.

Os primeiros índices foram as séries LX para bitcoin (BTC), ether (ETH) e ripple (XRP), criados usando metodologia específica, que receberam auditoria independente para cumprir com os Princípios da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) para Parâmetros de Referência Financeiros.

Os índices LX por si só são criados para refletir a parte mais líquida de seus respectivos mercados e podem ser usados como parâmetros ou taxas de referência para a descoberta de preço, sentimento e cálculos VLA. O BLX se tornou um dos índices de bitcoin mais confiáveis na comunidade de negociação e de análise.

Recentemente, a BNC lançou os primeiros índices de cabazes de alta frequência para BTSE, uma corretora à vista e de derivativos localizada nas Ilhas Virgens Britânicas com forte presença na Ásia e no Oriente Médio, para alimentar uma série de contratos futuros negociados nesses índices de cabazes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A abrangência dos índices e dados de mercado da Brave New Coin podem ser utilizados tanto por gestores, negociadores, fornecedores de liquidez e corretoras (Imagem: BNC Pro)

Dados de mercado e índices da BNC — casos de uso

Para gestores de ativos, de fundo e de portfólio:

– apoio à supervisão de mercado de ativos retidos em fundos, portfólio, em nome de clientes ou em custódia;

– projeção de ativos para oportunidades de investimento e criação de portfólio;

– fornecimento de uma terceira fonte independente de dados de preço para valoração justa, marcação a mercado (MTM) e NAV;

– índices e parâmetros de referência customizados;

– análise de portfólio, alertas, atribuição de desempenho, monitoramento de risco e processamento de “ações corporativas”, como bifurcações drásticas (“hard forks”);

– rastreamento de liquidez ou risco de mercado para ativos sob gestão, conselho ou custódia.

Para negociadores, fabricantes originais de equipamento (OEMS), fornecedores de liquidez, formadores de mercado e outros intermediários:

– supervisão de mercado em que partes atuam como uma contraparte central ou bilateral ou como fornecedora de liquidez;

– negociação e acordos de preço de clientes;

– ativos de valor utilizados como garantia para negociação em margem;

– rastreamento de chaves de carteira para corretoras e reservas;

– supervisão de mercado de ativos subjacentes para derivativos;

– rastreamento geral de liquidez e risco de mercado.

Para corretoras:

– fornecedora independente e terceira de índices e precificação de referência;

– alertas de notícia e monitoramento de “ações corporativas”, como bifurcações drásticas;

– índices e parâmetros de referência para derivativos e outros produtos negociados em bolsa (ETPs).

– supervisão de negociações e análise de volume.