BNC: como o Twitter reagiu ao halving da rede Bitcoin?
A Brave New Coin (BNC) processa 34 milhões de tuítes diários relacionados aos principais 60 criptoativos. Os tuítes em língua inglesa são filtrados por tópico, após a remoção de tuítes automáticos e de propaganda.
Esses dados fornecem percepções valiosas sobre as tendências macro relacionadas a projetos cripto específicos, além de variação de atitudes quando há alguma notícia de mercado ou grandes acontecimentos.
A BNC rastreou o número de usuários únicos do Twitter que mencionam “BTC”, “Bitcoin” ou “$BTC” nos dias antes do halving da rede Bitcoin.
Como esperado, o número de usuários que tuitaram sobre bitcoin disparou no dia do halving.
Dez notícias para entender o halving do Bitcoin
Também podemos observar o sentimento agrupado desses tuítes. A BNC atribui um resultado de sentimento para cada tuíte usando um classificador Naive Bayes e um extenso léxico de terminologia específica de cripto.
O modelo foi preparado com um conjunto de dados históricos e classificados de tuítes relacionados a cripto. Em seguida, o resultado por tuíte é agregado a um resultado diário.
– linha: fechamento por hora do preço à vista do bitcoin no índice BLX da BNC;
– barras: contagem de usuários únicos que mencionam “BTC”, “Bitcoin” ou “$BTC”;
– cor das barras: um resultado normalizado de sentimento representa a proporção de tuítes relacionados a bitcoin considerados como positivos ou negativos. Sentimento com -10 demonstraria uma proporção bem maior de tuítes negativos.
O sentimento sobre o bitcoin se manteve bem positivo na semana do halving, possivelmente direcionado pela recuperação de quase 40% do preço do bitcoin ao longo de abril.
O único dia em que o sentimento foi negativo foi no dia 10 de maio, após a queda de 10% no preço do bitcoin.
Tópicos de interesse
Aprofundando ainda mais, a BNC explorou os dez tópicos mais populares, classificados pelo agrupamento de curtidas, com menções sobre o bitcoin dois dias antes e no dia do halving do bitcoin.
– A maioria dos assuntos envolvia a queda de preço no dia 10 de maio;
– como vimos no gráfico acima sobre sentimento, tópicos foram bem negativos;
– parte desse sentimento negativo provavelmente foi resultado de uma falha na Coinbase Pro, fazendo com que muitos usuários não conseguissem acessar suas contas.
– A atenção logo se voltou para o iminente acontecimento do halving no dia 11 de maio;
– diversos tópicos abordaram a vantagem inflacionária do bitcoin sobre fiduciárias.
Outro tópico que ganhou força no dia 11 de maio foi o anúncio feito pelo bilionário Paul Tudor Jones, afirmando que parte de seu portfólio possui bitcoin.
É interessante notar que Jones também comentou sobre as características de inflação do bitcoin, acreditando que será uma proteção útil contra a inflação nos próximos quatro anos.
Menções de “bitcoin” por figuras importantes, seja na indústria financeira ou em outro lugar, também obtiveram bastante atenção no Twitter.
– “Gemini” foi o tópico mais discutido e curtido no dia do halving, pois JPMorgan começou a fornecer contas bancárias para a corretora cripto Gemini;
– o preço foi o segundo assunto mais discutido e curtido no Twitter.
Grandes aumentos de preço e acontecimentos, como o halving do bitcoin, atraem usuários de cripto no Twitter.
O evento do halving atraiu um número recorde de usuários.
Usuários tuítam sobre o preço do bitcoin regularmente, mas tópicos como JPMorgan e Paul Tudor Jones podem ganhar força rapidamente.
Para análises aprofundadas de redes sociais sobre um evento relacionados a criptoativos, cadastre-se para obter mais análises diárias da BNC.