CryptoTimes

BNB (BNB) integra blockchain com inteligência artificial e agentes de IA; criptomoeda salta 20% na semana

12 fev 2025, 16:59 - atualizado em 12 fev 2025, 17:11
Binance BNB Chain hack
A rede já vem implementando algumas das novidades nos últimos meses, como a introdução de Agentes de IA e uma plataforma especializada em lançamentos de memecoins (Imagem: Crypto Times)

A BNB Chain revelou recentemente o seu roadmap (isto é, um roteiro de atualizações) para 2025 e resolveu entrar com tudo no ramo de inteligência artificial (IA)

De acordo com o documento, a blockchain — originalmente desenvolvida pela corretora de criptomoedas (exchange) Binance — pretende integrar a IA em vários segmentos, aprimorando velocidade, escalabilidade e experiência do usuário.

A rede já vem implementando algumas das novidades nos últimos meses, como a introdução de Agentes de IA e uma plataforma especializada em lançamentos de memecoins

Assim, a criptomoeda da rede, a BNB (BNB), hoje a quinta maior do mundo em valor de mercado, registrou uma valorização de 21,09% nos últimos sete dias, com o volume de negociação diário saltando 17% nas últimas 24h. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Próximos passos da BNB Chain

O roadmap de 2025 deve introduzir os seguintes conceitos ou aplicações:

  • Copiloto de Código Alimentado por IA: Um assistente avançado orientado por IA para ajudar os desenvolvedores a otimizar a criação de contratos inteligentes (smart contracts);
  • dApps Integrados com IA: Permitindo que aplicativos descentralizados (dApps) aproveitem os recursos de IA para aprimorar suas funcionalidades;
  • DataDAOs para Monetização: Organizações Descentralizadas (DAOs) de dados alimentadas por IA, facilitando a monetização de informações e contribuições incentivadas; 
  • Transações Sem Gás: Visando eliminar as taxas de gás (gas fees) para todas as transações do usuário, melhorando a acessibilidade e a adoção;
  • Proteção MEV Aprimorada: Fortalecendo as defesas contra ataques de valor extraível máximo (MEV, que são um tipo de ganho com arbitragem de criptomoedas por parte dos mineradores).

Além disso, um dos objetivos mais ambiciosos delineados no roadmap é reduzir a latência (atraso) das transações para menos de um segundo, processando 100 milhões de transações por dia.

A rede também busca melhorar as ferramentas para desenvolvedores, bem como adotar medidas de segurança e soluções de escalabilidade para promover uma “experiência blockchain perfeita”.

Por fim, o roadmap também enfatiza o refinamento de inovações anteriores, como o portal de tokenização, lançado em novembro de 2024. 

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.