BusinessTimes

BMG faz parceria com plataforma Quanto, de olho no open banking

04 mar 2021, 10:46 - atualizado em 04 mar 2021, 10:46
Banco BMG BMGB4
“Essa autorização para compartilhar histórico financeiro nos ajudará a refinar a análise e aumentar aprovação de crédito”, disse o diretor de estratégia de mercado do BMG, Flávio Guimarães Neto (Imagem: Divulgação/Banco BMG)

O Banco BMG (BMGB4)fechou uma parceria com a fintech Quanto, antecipando-se à entrada em vigor de fases mais adiantadas do open banking, sistema liderado pelo Banco Central que dará aos clientes bancários maior poder sobre seus dados.

Pelo acordo, anunciado nesta quinta-feira, clientes que aceitarem abrir seus dados bancários para o BMG poderão obter melhores taxas de juros na obtenção de produtos como crédito pessoal e consignado, nos quais o banco mineiro é especializado.

“Essa autorização para compartilhar histórico financeiro nos ajudará a refinar a análise e aumentar aprovação de crédito”, disse o diretor de estratégia de mercado do BMG, Flávio Guimarães Neto.

Com 4,8 milhões de clientes ativos, sendo 3 milhões de clientes em contas digitais, o BMG quer aproveitar a parceria com a Quanto para ganhar tempo, enquanto os rivais maiores se preparam para adesão aos níveis 2 e 3 do open banking, previstos para o final do ano, quando o sistema permitirá que um cliente não apenas compartilhe informações, mas também possa contratar diversos tipos de produtos financeiros em uma única plataforma.

O modelo da Quanto de compartilhamento de informações para municiar a instituição financeira de dados e em troca oferecer melhores condições a clientes com bom histórico de adimplência assemelha-se ao do aplicativo de finanças pessoais Guiabolso.

Mas Ricardo Taveira, fundador e presidente da Quanto, explica que na parceria com o BMG os clientes terão mais detalhes sobre as condições em que seus dados serão usados.

“Além disso, a qualquer momento a abertura dos dados pode ser revogada pelo cliente”, disse.

Especializada na integração de dados bancários, a Quanto captou no ano passado uma rodada de investimento de 15 milhões de dólares, que inclui o fundo de capital de risco Kaszek e os bancos Bradesco (BBDC4)e Itaú Unibanco (ITUB4).