Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, lança 4ª missão
A Blue Origin, empresa de turismo espacial do empresário Jeff Bezos, enviou nesta quinta-feira (31) sua quarta missão bem-sucedida para o espaço.
O foguete tripulado com seis passageiros, decolou às 10h30 da manhã (horário de Brasília) e teve sua decolagem transmitida através das redes sociais, como Twitter (TWTR; TWTR34) e YouTube.
Os turistas da nave New Shepard voaram por cerca de 10 minutos na baixa órbita, onde puderam sentir brevemente a experiência de baixa gravidade e observar boa parte da superfície terrestre.
O lançamento foi realizado na região oeste da cidade do Texas, nos EUA, através de um foguete de 18 metros de altura em uma velocidade de 3.200 km/h.
Após atingirem uma altitude de 100 km, a cápsula que abrigava os viajantes foi ejetada e retornou à Terra pouco tempo depois.
Apesar de a Blue Origin não divulgar o valor pago pelos passageiros pagantes, estima-se que um assento na nave espacial tenha custado em torno de US$ 250-450 mil.
Em um leilão anterior, um assento para uma viagem semelhante foi arrematado por US$ 28 milhões.
Entre os passageiros estavam:
- Gary Lai, arquiteto responsável pelo desenvolvimento da nave New Shepard e único passageiro não-pagante da missão;
- Marty Allen, investidor norte-americano e ex-executivo de empresas nos segmentos de festas e móveis domésticos;
- Jim Kitchen, empresário e professor universitário na Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte;
- George Nield, presidente Commercial Space Technologies, empresa de atividades comerciais no espaço;
- Sharon Hagle, fundadora da SpaceKids Global, organização não-governamental que incentiva jovens a seguirem carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e engenharias;
- Marc Hagle, marido da filantropa Sharon Hagle e executivo da área de imóveis na cidade de Orlando, na Flórida.
#NewShepard is on the pad for its 20th mission. Flight controllers are working through nominal check-outs in advance of today’s launch. Before liftoff, meet the #NS20 crew as they prepare for their journey to space. pic.twitter.com/O999O1Zdw1
— Blue Origin (@blueorigin) March 31, 2022
Através de sistemas de comunicação presentes no interior da aeronave, foi possível ouvir alguns relatos dos passageiros. Para Gary Lai, a viagem lhe causou certo desconforto.
“Foi intenso, mas eu senti um pouco de tontura”, diz. Já Kitchen descreveu o espaço como “o preto mais escuro que já vi na vida”. “Foi uma experiência fora do corpo”, relatou.
Desde as expansões das atividades da SpaceX no comércio espacial, empresas como a Blue Origin e Virgin Galactic passaram a intensificar sua presença no mercado a fim de ocupar gradualmente, uma posição de destaque numa indústria pouquíssimo explorada pelas empresas e, até mesmo, pela própria humanidade.