Blog do PQ?: veja as pegadinhas de investir em ações
Como dissemos na semana passada, vamos começar uma série de posts sobre as pegadinhas dos investimentos em ações. Com a queda dos juros no Brasil, muita gente está sendo atraída para a Bolsa e não pode bobear!
Antes de dissecarmos pegadinha por pegadinha, é importante deixar claro o seguinte fato: a maioria das pessoas (isto é, investidores não profissionais) que decidem operar diretamente na Bolsa vai pior do que iria um macaco que comprasse ações aleatoriamente.
Uau, que frase forte! Mas é isso mesmo, caro leitor. Alguns artigos acadêmicos bem publicados mostram exatamente isso. Mais claramente: a maioria das pessoas que decide escolher ações específicas para comprar, fazendo o que chamamos de stock picking, teria ido melhor se tivesse simplesmente fechado o olho e comprado a carteira de mercado.
Incrível, não é? Ao querer escolher suas ações, dando uma de sabichonas, a maioria das pessoas acaba escolhendo errado. É como se em uma prova de múltipla escolha com cinco alternativas por pergunta, essas pessoas acertassem menos do que 20% das perguntas!
Como pode? É aí que entram as tais das pegadinhas do mercado de ações, de que vamos tratar aqui a cada semana.
Se a prova de múltipla escolha de cinco alternativas por pergunta estivesse recheada de pegadinhas, um aluno que tentasse ler e responder sem ter estudado muito teria, de fato, grandes chances de tirar menos de 20%, certo? Seria melhor fechar o olho e chutar tudo! E é exatamente isso que acontece no mercado de ações, como vamos discutir aqui.
Nossa discussão será baseada em literatura acadêmica séria. Ou seja, não terá espaço para achismos. Em todos os posts vamos citar os artigos que embasam a discussão. Na semana que vem, vamos falar sobre a pegadinha número 1, conhecida em inglês por disposition effect. Até lá!