Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Blog do PQ?: Por que a carne de laboratório pode evitar a matança de animais, mas reduzir os rebanhos?

Opinião - 17/08/2019 - 17:07

Por Blog do PQ?

Para sustentar nosso consumo de carne, temos de tolerar maus tratos e sacrifício de animais. Muita gente se incomoda tanto com isso que deixa de comer carne. No entanto, a maioria das pessoas (eu incluso) mantém seus hábitos, mesmo sabendo dos custos associados.

E se houvesse uma alternativa para manter nosso estilo de vida, sem precisarmos dessa crueldade?

Na verdade, a tecnologia está avançando nesse sentido. Algumas empresas estão investindo em desenvolver, e aprimorar, a carne criada em laboratório com base em células de animais.

O que aconteceria se essa alternativa se tornasse mais barata e acessível? Para produzir carne, não seria mais necessário pagar muitos dos custos associados a criar os próprios animais – como o da terra para armazená-los, o de sua alimentação, o das vacinas etc. Isso faria com que fazendas de gado fossem abandonadas, liberando a terra para usos alternativos.

Como consequência, o número de cabeças de gado cairia vertiginosamente. Em outras palavras, a tecnologia pouparia os animais dos maus tratos, mas faria com que suas populações diminuíssem. Afinal, os imensos contingentes de vacas, porcos, galinhas, entre outros, só existem para atender ao consumo humano.

Na presença de alternativas para suprir esse consumo, muito provavelmente os rebanhos de gado tenderão a se reduzir. Por outro lado, a mudança seria benéfica ao meio ambiente, já que animais como vacas produzem muito metano em seus processos de digestão.

A tecnologia salvaria animais da carnificina. Entretanto, mesmo que menos animais sejam mortos, suas populações tenderão a diminuir.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Para entender mais sobre o assunto, confira os seguintes links:

Em dois anos, hambúrguer de carne de laboratório poderá custar US$ 10 – Leia mais
Startup israelense cria bife em laboratório – Leia mais
Lab-Grown Meat Is Coming, but the Price Is Hard to Stomach – Leia mais
The Future of Meat (Ep. 367) – Freakonomics Radio (podcast)

Última atualização por Diana Cheng - 16/08/2019 - 17:34