Blog do PQ?: Pontos de táxi ainda são necessários?
Esta é uma cena cada vez mais comum nas grandes cidades brasileiras. Pontos de táxi vazios. Muitas vezes, esse espaço não utilizado está em bairros bem localizados, onde motoristas concorrem pelas poucas vagas públicas disponíveis. Muita gente acaba pagando caro por estacionamentos por causa dessa escassez.
Há não muito tempo, para pegar um táxi a pessoa tinha que acenar para algum carro, na esperança de que estivesse disponível. A alternativa era telefonar para um ponto de táxi ou caminhar até lá. Isso criava a necessidade de ter um local em que os táxis disponíveis ficassem parados à espera de passageiros.
Mas o smartphone mexeu com tudo isso. Hoje, várias pessoas chamam táxi pelo celular. Não precisam buscar um ponto de táxi. Vagas específicas na rua, onde os táxis ficariam parados, vêm se tornando cada vez menos necessárias.
E isso é vantajoso para o próprio motorista, que não precisa mais ficar procurando passageiros na rua ou esperando no ponto. Graças à tecnologia, ele tem acesso a uma maior freguesia, incluindo pessoas que não estão próximas de seu ponto de táxi. Seu mercado consumidor cresce enormemente.
Dessa forma, o carro acaba rodando mais, e fica menos tempo parado.
Quando o governo escolhe alocar um espaço na rua para táxis, ele deixa de utilizá-lo para fins alternativos. O ponto traz ganhos ao viabilizar a presença de táxis em determinada região. Mas há um custo – o que em economia chamamos de custo de oportunidade –, pois o local poderia ser utilizado para fins alternativos. Especialmente em locais de bastante movimento, em que vagas na rua são tão valiosas.
A tecnologia reduziu brutalmente o valor dessas vagas caso elas continuem a ser utilizadas como estacionamento exclusivo para carros. Comparado ao custo de oportunidade, esse valor está ficando cada vez menor. Está mais do que na hora de repensarmos o uso desses espaços.