Blog do PQ?: os gastos em consumo nas diferentes regiões brasileiras
Há algumas semanas discutimos a evolução dos gastos das famílias brasileiras, mensurados pelas Pesquisas de Orçamentos Familiares(POFs) do IBGE. Notamos que, com o aumento da renda per capita, o peso de alimentação e vestuário decresce, enquanto habitação, saúde e educação ganham mais espaço.
Podemos ver um efeito semelhante ao comparar regiões de diferentes níveis de renda, em um mesmo ponto no tempo – por exemplo, a região brasileira de maior renda per capita (Sudeste) e a de menor renda per capita (Nordeste). O gráfico abaixo mostra a participação de grandes grupos de consumo no orçamento de famílias dessas duas regiões. Os dados são da POF mais recente (2017-2018).
Note que, no Nordeste, há uma participação maior de itens de alimentação e vestuário em comparação com o Sudeste. Já itens de habitação, saúde e educação têm peso maior no orçamento médio de famílias do Sudeste.
Fonte dos Dados: Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, IBGE.
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao.