Blog do PQ?: o pato soy yo?
Por Blog do PQ?
As corretoras andam oferecendo aos seus clientes um novo serviço de execução de ordens chamado RLP (Retail Liquidity Provider, ou provedor de liquidez para o varejo). O RLP funciona da seguinte forma. Quando você envia uma ordem de mercado – isto é, quando você informa que quer comprar imediatamente ao melhor preço disponível – a corretora pode interceptar a ordem e vender diretamente para você antes mesmo de o pedido chegar ao mercado. Ao fazer isso, a corretora passa a atuar como um formador de mercado, fornecendo liquidez. Daí o termo “provedor de liquidez para o varejo”.
Além de fornecer liquidez, o serviço de RLP garante que o preço de execução será igual ou melhor do que o preço que você conseguiria se fosse diretamente ao mercado. Para completar, muitas corretoras oferecem corretagem zero para o cliente que aceitar o RLP.
São muitas vantagens. Será que é por isso que as corretoras estão insistindo tanto que você aceite o RLP? Difícil acreditar que esse seja o caso… É muito mais fácil acreditar que elas fazem isso porque ganham dinheiro fazendo isso (e, dada a insistência, deve ser muito mesmo).
Mas como pode, de onde sairia esse dinheiro? Do seu bolso, claro!
Um formador de mercado ganha dinheiro fornecendo liquidez, isto é, comprando e vendendo para quem aparecer. Se você olhar para uma tela de negociação, verá que o melhor preço de compra disponível é sempre um pouquinho mais alto que o melhor preço de venda (o famoso bid-ask spread). Isso significa que se você comprar e vender ao mesmo tempo, perderá alguns centavos. Quem leva esse dinheiro é o formador de mercado, que está lá na outra ponta do negócio.
O trabalho do formador de mercado não é tão fácil assim. Se você tem informação quente sobre um ativo e sabe que o preço dele vai subir, você corre e manda uma ordem de compra. O formador de mercado, que está te esperando e não tem essa dica, vende para você sem saber que o preço vai subir e se estrepa. Formadores de mercado não gostam de investidores bem informados… Para complicar as coisas, o mercado é anônimo, e o formador não tem como saber quem está do outro lado: pode ser tanto um investidor informado quanto um pato que não sabe nada.
Mas isso mudou com o RLP. O RLP é um serviço oferecido pela corretora, que sabe quem você é! O RLP só pode ser oferecido a pessoas físicas (instituições e fundos não podem utilizá-lo), e as estatísticas mostram que as pessoas físicas não são tão bem informadas e perdem sistematicamente. Mostramos que isso é assim particularmente nos mercados de mini-índice (WIN) e mini-dólar (WDO) ). Por coincidência (ou não), esses são justamente os únicos dois mercados em que o serviço de RLP está disponível atualmente.