Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Blog do PQ?: Educação financeira e poupança

Opinião - 02/07/2019 - 19:51

Por Blog do PQ? 

A dinâmica dos juros sobre juros engana. Engana no seguinte sentido: durante algum tempo, os juros sobre juros parecem que não aumentam tanto. Só que, de repente, o troço engata a quinta e sai a milhão. Quem não tem educação financeira e não conhece essa dinâmica acha que poupar não vale a pena.

Imaginem que uma pessoa de 20 anos ganha uma bolada de 10 mil reais e, muito corretamente, pensando em sua aposentadoria, coloca essa grana em um investimento bem legal. Vamos dizer que o investimento rende belos 10% ao ano. Se deixasse esse investimento paradinho, o felizardo teria, com 70 anos, mais de 1 milhão de reais na conta-corrente.

Sem dúvida viveria a terceira idade só no bem-bom, não é? Só que, infelizmente, a chance de uma pessoa que não tem educação financeira deixar esse dinheiro investido é muito baixa. Quem não entende a dinâmica dos juros sobre juros vai muito provavelmente desistir do investimento, sacar toda a grana e gastar. Vejamos.

Um ano depois do recebimento dos 10 mil, quando a pessoa olhar o saldo do investimento, ela vai ver 11 mil reais. Nada muito animador, não? Um ano se privando de um monte de coisa legal para o dinheiro aumentar em só mil reais? Vale a pena?

Mas vamos imaginar que nosso investidor resiste às tentações e decide seguir firme. Quanto ele vai ver na conta dali a mais um ano? Nenhum valor muito diferente: 12.100 reais. Dois anos se segurando pra não gastar a grana e ela só aumenta pouco mais de 2 mil?

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Na verdade, mesmo que o nosso investidor fosse super-resistente e deixasse o investimento paradinho por 10 anos, os 10 mil virariam “só” 26 mil. É mais dinheiro, lógico, mas parece um valor meio que na mesma escala de grandeza. Não enche os olhos de ninguém.

De fato, durante muito tempo, o resultado dos juros sobre juros não anima muito. A mágica que transforma 10 mil em mais de 1 milhão de reais demora para dar as caras. Assim, uma pessoa que não é educada financeiramente e vai acompanhando o saldo do seu investimento ao longo do tempo tem altas chances de desistir de fazer o pé-de-meia no meio do caminho. Isso é muito triste. Mais: isso é cruel.

Última atualização por Vitória Fernandes - 02/07/2019 - 19:51