Opinião

Blog do PQ?: As pegadinhas da renda variável

15 nov 2019, 8:33 - atualizado em 13 nov 2019, 14:21

Por Blog do PQ?

Quem comprar hoje um título público atrelado à inflação vai receber por volta de 3% ao ano de juros reais. Ou seja, se alguém investir 1 milhão de reais, vai poder tirar todos os anos 30 mil de rendimento real.

Comparado com outros países, esse rendimento ainda é bom — as taxas de juros andam perto de zero mundo afora. Mas comparado com nosso passado, o rendimento é muito baixo.

Viver de renda sem correr riscos está ficando mais difícil no Brasil. O que os investidores terão de fazer então? Provavelmente ir para a Bolsa. E já estão indo. O número de pessoas físicas operando diretamente na Bolsa aumentou este ano de 1 milhão para 1,5 milhão. De acordo com a Anbima, os fundos multimercado de ações já receberam este ano 120 bilhões de aporte.

Tudo isso parece muito bom. Mas investir em renda variável não é fácil. Há muitas “pegadinhas” pelo caminho (os chamados behavioral biases). Este colunista vai, a partir da semana que vem, dissecar uma por uma. Toda segunda, um texto novo sobre isso!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar