Blog do PQ?: A evolução dos gastos das famílias brasileiras
A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) é realizada pelo IBGE para avaliar o padrão de consumo de famílias brasileiras.
Os dados são usados, entre outras coisas, para determinar o peso que cada produto receberá nos principais índices de inflação do país. Recentemente foi divulgada a POF mais recente, que teve dados coletados em 2017 e 2018.
O gráfico mostra a evolução da participação de grandes grupos de consumo no orçamento médio das famílias pesquisadas nas últimas três POFs: 2002-03, 2008-09 e a mais recente, 2017-18.
Incluímos também os dados de uma pesquisa mais antiga desse gênero, realizada em 1974-75, quando se chamava Estudo Nacional da Despesa Familiar. Dessa forma temos uma visão de longo prazo sobre as mudanças no padrão de consumo dos brasileiros.
Note que alimentação era o grupo mais importante na década de 1970. Mas, com a subida na renda per capita, foi perdendo espaço relativo no orçamento das famílias brasileiras.
Por outro lado, temos um crescimento forte da participação de itens de habitação (que já corresponde a mais de 35% do orçamento), transporte, educação e saúde.