CryptoTimes

Blockstack transfere 100 milhões de tokens à Stacks Foundation para descentralização da rede

11 ago 2020, 9:00 - atualizado em 11 ago 2020, 9:00
blockstack
Blockstack é uma rede de código aberto e favorável a desenvolvedores para a criação de aplicativos descentralizados (dapps) ou contratos autônomos (“smart contracts”) (Imagem: Twitter/Blockstack)

Blockstack, projeto blockchain de Muneeb Ali, está transferindo 100 milhões de tokens Stacks (STX) à Stacks Foundation para descentralizar sua rede. Atualmente, os tokens equivalem a US$ 27 milhões.

Blockstack também está oferecendo US$ 950 mil em empréstimos à fundação para atender os requisitos de capital de giro, segundo um formulário enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) nessa segunda-feira (10).

Ali afirmou que a fundação terá “controle completo” sobre os ativos da Blockstack, incluindo tokens e direitos de propriedade intelectual para o software de blockchain Stacks 2.0, e “completa discrição” sobre sua futura administração, desenvolvimento e aplicação.

“Acreditamos que, para que sejamos bem-sucedidos em nossa missão de criar uma internet liderada por usuários, a infraestrutura que serve de alicerce para o ecossistema Stacks não pode ser controlada ou significativamente influenciada por uma única parte”, disse Ali.

A Stacks Foundation é uma organização sem fins lucrativos criada em fevereiro deste ano para desenvolver a governança do projeto.

“A Stacks Foundation deve ser um lar permanente e de longo prazo para a governança relacionada à Blockstack”, disse o projeto na época.

A própria Blockstack é uma corporação de interesse público, com um objetivo corporativo tradicional de maximizar o lucro para acionistas. Ali disse que transferir ativos para a fundação sem fins lucrativos ajudaria a assegurar que o ecossistema Stacks atinja seu potencial máximo.

Tokens stacks estão sendo considerados como valores mobiliários nos EUA pois são tokens qualificados pela SEC. Porém, Ali recentemente disse que os tokens não teriam de ser considerados como valores mobiliários para sempre.

“O comitê da Blockstack PBC irá considerar periodicamente se a rede Blockstack é descentralizada o bastante para stacks não serem mais considerados como valores mobiliários nos EUA”, disse ele na época.

Enquanto os tokens stacks não deixam de ser classificados como valores mobiliários, podem ser listados em corretoras cripto americanas, que evitaram listar tokens considerados como tal. Tokens stacks estão listados na Binance, Kucoin e Hoo, segundo o site Coingecko.

theblock@moneytimes.com.br