Tech Times

Blockchain é só para cripto?

04 out 2023, 20:20 - atualizado em 04 out 2023, 20:20
bitcoin-tecnologia-blockchain
A tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar muitas indústrias e setores para além da criptomoeda (Imagem: Pixabay/SergDE)

Com toda certeza você já ouviu falar de blockchain, e sempre atrelado ao Bitcoin ou a alguma criptomoeda. Mas será que ele serve apenas para isso?

Antes de entendermos um pouco para que ele serve, primeiro vamos entender o que é o blockchain. Então poderemos abrir o leque da sua utilidade.

Em sua essência, um blockchain é um livro-razão descentralizado e distribuído que registra transações em uma rede de computadores de maneira segura e resistente a violações. Consiste em uma cadeia de blocos, cada um contendo um lote de transações, interligados por meio de hashes criptográficos. É um banco de dados distribuído que é compartilhado entre os nós de uma rede de computadores. Como banco de dados, um blockchain armazena informações eletronicamente.

Uma das principais razões pelas quais o blockchain é importante reside na sua confiabilidade. As transações numa blockchain são transparentes, imutáveis e verificáveis publicamente, eliminando a necessidade de intermediários, como bancos, e reduzindo o risco de fraude. Isto tem implicações profundas para indústrias além das financeiras, como a gestão da cadeia de abastecimento, os cuidados de saúde e os sistemas de votação, onde a transparência e a segurança são fundamentais.

O blockchain também permite contratos inteligentes, acordos autoexecutáveis com regras predefinidas que desencadeiam ações automaticamente quando as condições são atendidas. Essa automação agiliza processos, reduz custos e aumenta a eficiência em diversos setores.

Além disso, o blockchain tem o potencial de capacitar os indivíduos, dando-lhes maior controle sobre os seus dados e identidades digitais. Ainda, garante a privacidade e segurança dos dados, pois os usuários podem conceder ou revogar o acesso às suas informações conforme necessário.

A tecnologia blockchain tem o potencial de revolucionar muitas indústrias e setores para além da criptomoeda.

Agora, com esse background, vamos ver alguns outros usos do blockchain:

Saúde: Blockchain pode ser usado para armazenar e compartilhar registros médicos com segurança. Isso poderia melhorar o acesso aos cuidados de saúde e facilitar aos pacientes a gestão da sua própria saúde.

Propriedade intelectual: Blockchain poderia ser usado para proteger a propriedade intelectual, como direitos autorais e patentes. Isso poderia tornar mais fácil para os criadores monetizarem seu trabalho e reduziria o risco de pirataria.

Serviços financeiros: Blockchain poderia ser usado para melhorar a eficiência e a segurança dos serviços financeiros, como pagamentos e empréstimos. Isso poderia reduzir custos e facilitar o acesso das pessoas aos serviços financeiros.

O blockchain poderia ser usado para criar formas novas e inovadoras de organização social. Por exemplo, o blockchain poderia ser usado para criar organizações autônomas descentralizadas (DAOs), que são organizações administradas por código e que não requerem uma autoridade central.

O blockchain poderia ser usado para criar formas novas e mais seguras de armazenamento de dados. Por exemplo, o blockchain poderia ser usado para criar redes de armazenamento descentralizadas (DSNs), que são redes que permitem às pessoas armazenarem seus dados com segurança, sem a necessidade de um servidor central.

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos usos potenciais da tecnologia blockchain.

Vendo essa estrutura e como ele tem uma aplicação abrangente, podemos concluir que uma das principais tecnologias que temos hoje é o blockchain, e seu desenvolvimento, com a participação de diversos setores, só trará benefícios, de segurança, proteção da propriedade intelectual, novas formas de negociação no mercado e uma estrutura mais sofisticada de armazenamento e manipulação de dados.

À medida que a tecnologia continua a se desenvolver, podemos esperar o surgimento de aplicações ainda mais inovadoras e abrangentes.

Analista de suporte na Empiricus
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.
jonatas.souza@moneytimes.com.br
Analista de suporte na Empiricus, entusiasta em resolver problemas de TI, desenvolvedor Python e Java e escritor de ficção por hobbie. Possui dois livros publicados e o terceiro em desenvolvimento.