CryptoTimes

Blockchain é o futuro dos cartorários, segundo analista do BB investimentos

29 jul 2022, 20:30 - atualizado em 29 jul 2022, 20:30
Banco do Brasil Blockchain
(Imagem: Agência Senado)

A aplicação da tecnologia blockchain no cotidiano é inevitável segundo Renato Ramos de Almeida Hallgren, analista do BB Investimentos.

Em entrevista ao Crypto Times, Hallgren comenta sobre os usos que a Rede Blockchain Brasil pode ter no futuro, regulação do setor e a tokenização do mercado imobiliário. Confira:

CT – Como você acha que a Rede Blockchain Brasil será utilizada na prática no mercado imobiliário?

A regulamentação é um fator primordial para uma adoção em maior escala no mercado imobiliário. Nesse sentido, ainda não existe uma regulação que ofereça segurança jurídica para que investidores utilizem a tecnologia de Blockchain na cadeia de negócios do setor.

A Rede Blockchain Brasil poderá contribuir para a construção de um marco regulatório no setor cartorário; onde os órgãos reguladores oficiais poderão validar via Blockchain as transações imobiliárias, substituindo assim os livros cartorários pelos registros em uma Blockchain que ofereça confiança entre os participantes do negócio imobiliário.

Na minha opinião, a utilização prática da Blockchain no mercado imobiliário deverá ser de forma lenta e gradual, introduzindo a tecnologia inicialmente no ambiente financeiro, tais como tokenização de ativos imobiliários.

A tokenização de ativos imobiliários tem condições de concorrer com os produtos tradicionais do mercado financeiro e imobiliário como os Fundo de Investimentos Imobiliários (FII), Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

O mercado imobiliário poderá se beneficiar, no curto prazo, com a utilização da Blockchain como mais uma ferramenta de captação de recursos. Uma vez que os projetos imobiliários poderão ser financiados através da distribuição de tokens que representam uma fração do projeto, e esses tokens poderão ser negociados e distribuídos globalmente.

CT – Como acredita que serão as negociações de imóveis por tokens?

A negociação de imóveis por tokens deverá ocorrer com o avanço da regulação do setor imobiliário, um novo marco regulatório no setor cartorário e a adoção dos chamados Legal Smart Contracts que é reconhecido como um contrato juridicamente vinculativo no qual algumas ou todas as obrigações contratuais são definidas e/ou executadas automaticamente por um programa de computador.

O Legal Smart Contracts ainda deverá contar com os chamados oráculos em Blockchain, que são ativos conectados na rede, via Blockchain, que conseguem capturar dados e informações fora da rede para validar alguma condição exigida nos contratos que não teriam condições de serem verificadas/validadas/auditadas dentro da rede.

CT – Para onde você enxerga esses dois mercados caminhando no futuro, e de que forma em termos de usos?

Eu enxergo o registro cartorário e os negócios imobiliários em Blockchain inevitáveis no futuro.  A blockchain confere maior segurança no registro dos bens patrimoniais, além de reduzir custos e diminuir o tempo de registro nos negócios imobiliários.

CT – A tecnologia poderia causar uma volatilidade maior nos imóveis devido a liquidez e negociação 24 horas. Acredita que isso poderia ser prejudicial para o mercado? se sim, qual seria a melhor forma de controlar?

O desenvolvimento de tecnologia nos mais diversos setores da economia resultam em eficiência de processo e segurança nas transações. A dinâmica de preços no mercado imobiliário envolve variáveis macro e microeconômicas. 

Em tese, a tecnologia reduziria custos no ecossistema imobiliário contribuindo para uma possível estabilização de preços.

No entanto, outras variáveis como déficit habitacional, nível de emprego, renda e crédito predominam na formação de preço dos imóveis.

Money Times é Top 9 em Investimentos!

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar