CryptoTimes

Blockchain Celo (CELO) enfrenta interrupção crítica de serviço e aplicações ficam inutilizáveis

14 jul 2022, 13:40 - atualizado em 14 jul 2022, 13:41
Celo
Esta é a primeira vez que Celo enfrenta uma interrupção repentina no blockchain. (Imagem: Unsplash/Shubham Dhage)

O blockchain Celo (CELO) está fora do ar, após a produção de novos blocos ter interrompido a rede repentinamente.

A rede blockchain parou de funcionar no bloco nº14.035.19, às 19h30min no horário de Brasília, na última quarta-feira (13). Enquanto isso, todas as diversas aplicações no blockchain permanecem inutilizáveis.

Segundo o explorador de bloco oficial de Celo, a rede proof-of-stake (PoS) não conseguiu mais validar novas transações durante nove horas, até que a produção de blocos foi retomada por alguns minutos, às 4h39min desta quinta-feira, no horário de Brasília.

No entanto, a rede congelou novamente no bloco nº 14.035.044.

Em uma publicação feita nesta manhã, Celo disse que validadores da rede estavam trabalhando em ajustes para fazer a rede voltar a funcionar. Até então, a equipe ainda não tinha identificado o motivo da interrupção.

“Validadores estão trabalhando para identificar e resolver o problema. Todos os fundos estão seguros. Atualizações serão fornecidas o quanto antes”, escreveu a equipe no Twitter.

Na publicação mais recente até o momento, a equipe de Celo disse: “Se você opera um node, por favor, junte-se ao canal de operadores-validadores no Discord para uma atualização importante. Uma nova publicação que elimina o problema sobre tamanho de bloco e capacidade de mensagem está disponível no GitHub. Todos os fundos estão seguros”.

Embora esta seja a primeira vez que Celo fica fora do ar, a equipe central do blockchain já enfrentou problemas técnicos antes, relacionados a uma das pontes.

Em novembro de 2021, Optics – ponte de Celo entre Ethereum e Polygon – teve um erro de segurança crítico, que precisou de uma atualização de emergência.

Celo é um blockchain compatível com Ethereum Virtual Machine e que arrecadou US$ 25 milhões de empresas de capital de risco, incluindo Andreessen Horowitz (a16z) e Polychain Capital, em abril de 2019.

Atualmente, Celo hospeda corretoras descentralizadas com base na Ethereum, como Uniswap (UNI) e Sushiswap (SUSHI). O blockchain também tem aplicativos nativos, como Valora, Mento, Moola Market, UbeSwap e Mobius Money.

Queda de Celo divide opiniões no Twitter

A interrupção inesperada no blockchain Celo gerou divergência entre usuários do Twitter.

Na primeira publicação em que anunciou a queda do blockchain, um usuário, identificado como “5kyNet” na rede social, disse que Celo “não poder ser usado como sistema de pagamento quando há blocos parados”.

Outro usuário, “Celo holder”, emitiu um comentário semelhante, dizendo que “se isso acontecer com frequência, não poderá ser usado como sistema de pagamento”.

Porém, um usuário, identificado como “Celo Trust”, entrou em defesa do blockchain.

“Não zombem. Celo é um blockchain muito promissor. Esta é a primeira vez desde que Celo foi criado. Eles fixaram o aviso o mais rápido possível desde que o problema ocorreu para informar e compartilhar. Eles são desenvolvedores capazes. Isso será resolvido em breve”, escreveu.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar