Blockchain Avalanche anuncia investimento em disputas judiciais via tokenização
O blockchain Avalanche virou lar para um novo tipo de token, criado para permitir que investidores de varejo apliquem capital no resultado de processos judiciais.
A chamada “Initial Litigation Offering” ou ILO (“oferta inicial de disputa processual”, em português) é ideia do criador do Avalanche Ava Labs, o escritório de advocacia Roche Cyrulnik Freedman LLP e a empresa de consultoria Republic Advisory Services.
Muitas pessoas não têm fundos para dar entrada em processos judiciais. Assim, o financiamento de disputa judicial permite que investidores cubram os custos de uma petição em troca de uma porção do pagamento, caso a petição seja bem-sucedida.
Para a nova ILO no Avalanche, o direito de tal pagamento foi tokenizado e deve ser apresentado como um criptoativo.
O que é tokenização de ativos?
É claro que investidores correm risco, caso a petição não tenha êxito — da mesma forma que investidores em ofertas iniciais de moeda (ICOs) ou ofertas de financiamento de capital correm o risco de que os emissores desses tokens ou ações não tenham êxito.
Em um comunicado de imprensa, Ava Labs destacou o exemplo de LexShares, um grande fundo de disputa judicial, que gerou uma receita média anual de 52% — desconsiderando taxas e despesas — desde que começou a investir em 2014.
Porém, essa receita é proveniente do investimento em mais de 100 casos.
“Essa é uma nova classe de mercado que, agora, está se tornando completamente líquida e disponível para investidores de varejo”, disse Kevin Sekniqi, cofundador e diretor operacional do Ava Labs, ao The Block.
Quando perguntado se investidores individuais poderiam alcançar o nível correto de diversificação com fundos limitados, Sekniqi disse que “os primeiros instrumentos financeiros tokenizados de disputa judicial serão extremamente vantajosos para investidores”.
“Não existem ganhos infalíveis. São apenas mais curados porque existem menos”, acrescentou ele.
O financiamento de disputas judiciais, que o Ava Labs considera valer US$ 10 bilhões globalmente, já está disponível para investidores de varejo por plataformas de financiamento coletivo. Um exemplo é a britânica AxiaFunder.
O que a tecnologia blockchain — ou, mais especificamente, o blockchain Avalanche — poderia apresentar a essa classe de ativos?
“A partir de uma perspectiva prática, o motivo pelo qual eu acho que mercados baseados em blockchain permitem e integram uma força disruptiva às finanças processuais é o poder que oferece a um mercado líquido e realmente transferível em todo o mundo”, disse Kyle Roche, do Roche Cyrulnik Freedman LLP.
Roche acrescentou que blockchain dá aos advogados “um mecanismo que paga e distribui” fundos para casos ganhos.