Blinken discute relações EUA-China em telefonema com novo chanceler Qin
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que conversou no domingo com o novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, nomeado na semana passada para o cargo após atuar como embaixador nos Estados Unidos.
No Twitter, Blinken afirmou que discutiu em telefonema com Qin o relacionamento EUA-China e os esforços para manter as linhas de comunicação abertas entre os países.
Na sexta-feira, a China nomeou Qin, seu embaixador nos EUA e aliado de confiança do presidente Xi Jinping, para ser o novo ministro das Relações Exteriores, à medida que Pequim e Washington buscam estabilizar relações.
O Ministério das Relações Exteriores da China confirmou que os dois conversaram por telefone.
Em comunicado em seu site oficial nesta segunda-feira, o ministério disse que Qin se despediu de Blinken durante a ligação, acrescentando que espera manter laços de trabalho estreitos com o secretário norte-americano e promover as relações sino-americanas.
Qin, de 56 anos, substitui Wang Yi, que foi ministro das Relações Exteriores na última década.
Wang, de 69 anos, foi promovido ao politburo do Partido Comunista Chinês em outubro e espera-se que desempenhe um papel maior na política externa chinesa.
Embora Qin parecesse otimista sobre as relações EUA-China durante seu breve período de 17 meses como embaixador, um cargo que seu antecessor ocupou por oito anos, o período coincidiu com a deterioração dos laços entre os dois países.
Durante o mandato de Wang como ministro das Relações Exteriores houve um aumento acentuado nas tensões entre Pequim e Washington em uma série de questões, do comércio a Taiwan.