BlackRock vê custo alto de aperto do Fed, desafio no Reino Unido
Os esforços do Federal Reserve para conter a inflação causarão muito mais dano do que durante um ciclo de negócios normal, e o novo ministro das finanças do Reino Unido precisa trazer estabilidade ao mercado e uma nova estratégia de crescimento.
Esse é o prognóstico de Philipp Hildebrand, vice-presidente da BlackRock, sobre dois dos maiores problemas enfrentados pelos mercados globais.
“Se eles querem que a inflação volte a 2%, isso realmente significa que você precisa esmagar a parte da economia sensível às taxas de juros se quiser realinhar isso rapidamente”, disse ele em entrevista à Bloomberg Television. “Ou você em algum momento tem que dizer que o custo é muito alto e você tem que tolerar alguma inflação enquanto deixa o lado da oferta se resolver?”
Essa escolha terá que ser enfrentada pelo Fed no início do próximo ano, disse Hildebrand, que estima que os mercados atualmente precificam uma taxa final de cerca de 5% nos EUA.
“Essa inflação é impulsionada principalmente pelas forças do lado da oferta”, disse. “Isso significa que o Fed tem que ser, ou todos os bancos centrais, têm que ser muito mais duros.”
Sobre o Reino Unido, Hildebrand disse que, apesar das turbulências, instituições como o Tesouro ainda são fortes e confiáveis.
“Você não pode simplesmente estimular a demanda quando há um choque de oferta tão grande como o que o país atravessa”, disse Hildebrand. “Esperamos que o novo ministro possa trazer estabilidade de volta ao mercado e, então, o governo possa se concentrar em uma estratégia de crescimento focada no lado da oferta, em vez de simplesmente estimular a demanda.”
Os dados mais recentes sobre preços ao consumidor nos EUA frustraram qualquer esperança de que o Fed possa frear os aumentos de juros em breve, enquanto no Reino Unido os mercados até agora reagiram positivamente à nomeação de Jeremy Hunt como ministro das finanças.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!