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Black Friday: XP vê risco para rentabilidade de grandes varejistas

18 nov 2021, 12:17 - atualizado em 18 nov 2021, 12:17
Magazine Luiza
(Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A XP Investimentos disse ver risco em relação à rentabilidade das grandes varejistas durante a Black Friday, em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), às vésperas da data promocional que deve ser marcada pela inflação em dois dígitos no acumulado do ano.

Ao divulgar o balanço do terceiro trimestre, o Magazine Luiza (MGLU3), por exemplo, informou o provisionamento de R$ 395 milhões em estoques, o que fez subir os custos e derrubou a margem bruta, indicativo de rentabilidade, para 20% — a menor desde 2011.

Para os analistas da XP, o valor provisionado pela empresa da família Trajano deve ser diluído ao longo do quarto trimestre, devido à maior competição e um consumidor mais fragilizado diante da deterioração macroeconômica.

A corretora disse que tem uma expectativa “neutra” para as vendas do setor e apontou que o desempenho na Black Friday impulsionado pelos preços e pela variedade mais “premium” dos produtos.

“Esperamos que a demanda venha, uma vez que a intenção de compra dos consumidores permanece elevada”, diz trecho do relatório assinado por Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt.

Intensão de compra, smartphones e preços baixos

A XP, que disse ter analisado as pesquisas recentes sobre a Black Friday e as iniciativas promocionais dos marketplaces, destacou que a intensão de compra dos consumidores permanece alta, que os smartphones são a categoria mais desejada e que vê fretes e preços baixos.

Segundo pesquisa realizada pelo Facebook, 91% dos respondentes brasileiros pretendem comprar um produto este ano, contra 62% em 2020. Mas o ticket médio deve apresentar queda de 7% na base anual, para R$ 620, de acordo com a ABComm.

As pesquisas da rede social e do Google sinalizaram uma forte demanda para as categorias de vestuário e calçados. Já os dados da Conversion apontam para a categoria de smartphones como a mais desejada pelos consumidores, com a intenção de compra em 67%.

A XP lembrou que na pesquisa do Facebook o frete grátis foi o diferencial mais citado pelos consumidores entrevistados pelo Facebook, chegando a 54%. Quanto às promoções, a Conversion aponta que o mínimo desconto esperado para chamar a atenção dos consumidores é de 30%.

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