BusinessTimes

Black Friday: Veja como se preparar para economizar e garantir a segurança nas compras

12 set 2022, 15:53 - atualizado em 12 set 2022, 15:53
Black Friday
A Black Friday irá ocorrer em novembro, mas é possível se preparar desde já (Imagem: Unsplash/ Tamanna Rumee)

A Black Friday de 2022 irá ocorrer no dia 25 de novembro, com ofertas e promoções em diversos segmentos. Para realmente economizar na data, monitorar os produtos e serviços desde já é importante para encontrar os melhores preços.

Segundo pesquisa da Globo, que mapeou as tendências para a edição deste ano, 50% dos consumidores pretendem ir às compras na Black Friday.

O estudo identificou que para 50% das pessoas, a situação financeira piorou de 2021 para 2022, contudo, 62% têm expectativa de melhora para o atual semestre do ano.

Com isso, roupas e calçados foram identificados como os itens de maior desejo dos consumidores para a edição de 2022 da Black Friday.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como manter a segurança na Black Friday

Um dos principais aspectos quando se trata da Black Friday é evitar cair em fraudes e promoções falsas, como no caso de produtos em que o preço foi elevado antes da data para que a aplicação do desconto leve ao preço original.

Desde edições passadas, o Procon-SP dá dicas que valem para todos os anos, com o intuito de fazer com que o consumidor saiba onde não comprar.

As dicas são:

  • Checar os dados do fornecedor antes de qualquer compra de produto ou contratação de serviços;
  • Caso a empresa tenha loja física, checar no Google Maps se o endereço realmente mostra o estabelecimento;
  • Consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal e avaliar se a empresa não foi criada há poucos dias;
  • Consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados;
  • Evitar links enviados por e-mai, WhatsApp e SMS.

Dicas para economizar

Em linha com o Procon, o Proteste, entidade de defesa do consumidor, também divulga dicas voltadas para como economizar na data. Confira:

  • Escolher com antecedência os produtos e monitorar os preços ao longo dos dias próximos à Black Friday, com auxílio de sites de comparação de preços;
  • Pesquisar o mesmo produto em diferentes sites ou lojas físicas, aqui sites de comparação de preços também auxiliam;
  • Se cadastrar em newsletter promocionais dos sites em que tem produtos de interesse;
  • Atenção ao custo do frete cobrado pelos e-commerces;
  • Pagar pelo produto à vista, quando possível, e principalmente quando é oferecido desconto.

Outro recurso são aplicativos que oferecem cashback nas compras, como é o caso da Méliuz, Ame Digital, Bitz, entre outros, que podem ser aproveitados para ter retorno com os itens adquiridos.

A pesquisa da Globo aponta que os consumidores costumam buscar pelos produtos 1 mês antes da data, a fim de encontrar os melhores preços.

Varejistas como Americanas e Casas Bahia já contam setores no site dedicados à data, destacando o início no dia 25/10. Contudo, como no caso da Americanas, são disponibilizadas ofertas ainda antes da data, por isso, vale aplicar as dicas para monitorar as promoções.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!