Black Friday: Veja as empresas com maior número de reclamações nesta sexta (24)
A Black Friday mal começou e número de reclamações saltou. Segundo o monitoramento do Reclame Aqui, as queixas de consumidores tiveram um crescimento de 34,5% entre às 12h de quarta-feira (22) até as 6h desta sexta-feira (24), quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Até então, foram registradas 7.328 reclamações envolvendo a Black Friday; na edição de 2023, foram registradas 5.447 queixas na véspera e primeiras horas do evento.
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Black Friday: Veja as empresas com maior número de reclamações
Entre os e-commerces que não receberam queixas até às 11h desta sexta, o destaque vai para a Abmex Pagamentos Inteligentes, com 223 reclamações sobre Black Friday. Em seguida, está o Magazine Luiza (216 reclamações) e Amazon (196 reclamações).
Segundo o Reclame Aqui, a concentração de três grupos de empresas bem distintas, métodos de pagamento, grandes varejistas e cosméticos, compõe a maior parte do ranking.
Confira a lista das empresas com maior número de reclamações até o momento:
1º lugar – Abmex Pagamentos Inteligentes – 223 reclamações
2º lugar – Magazine Luiza – 216 reclamações
3º lugar – Amazon – 196 reclamações
4º lugar – Mercado Livre – 158 reclamações
5º lugar – Época Cosméticos – 135 reclamações
6º lugar – Casas Bahia – 126 reclamações
7º lugar – Natura – 122 reclamações
8º lugar – Avon Cosméticos – 113 reclamações
9º lugar – Kabum! – 104 reclamações
10º lugar – Beehive Pagamentos Inteligentes – 99 reclamações
Procurado pelo Money Times, o Magazine Luiza (que também é dona do Kabum! e Época Cosméticos) informa que criou para a data uma estrutura de atendimento e operação para que conseguisse proporcionar a melhor experiência de compra aos seus clientes.
“Prova disso é que, segundo dados do próprio Reclame Aqui, a empresa está recebendo 68% menos reclamações hora a hora durante o período da Black Friday do que a média de dias regulares de vendas dos últimos 6 meses”, aponta a varejista.
A empresa ainda diz que faz questão de ouvir e responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, em qualquer momento do ano.
Já a Natura e Avon informam que estão com times de atendimento reforçados para atender as demandas de suas redes. As marcas reiteram o compromisso em oferecer a melhor experiência de compra e atendimento, com canais digitais disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos sites e pelo WhatsApp (11 93036-0000).
A Abmex afirma que, como uma startup relativamente jovem com apenas três anos de operação, tem experimentado um crescimento significativo. “Temos trabalhado incansavelmente para aprimorar nossos processos de atendimento e serviço ao cliente. Estamos comprometidos em oferecer a melhor experiência possível aos nossos usuários e estamos constantemente otimizando nossos procedimentos para garantir um serviço de qualidade”, disse em nota.
Segundo a empresa, entre as iniciativas recentes para fortalecer os padrões operacionais, estão a implementação da ouvidoria, a atuação proativa em compliance e a implementação de melhorias no processo de suporte. Essas medidas foram adotadas com o objetivo de elevar a qualidade do atendimento e endereçar as preocupações dos usuários de maneira mais eficaz.
“Além disso, é importante destacar que, como uma startup em ascensão, ainda estamos construindo nossa identidade no mercado. Sabemos que essa falta de reconhecimento pode gerar equívocos quanto ao nosso papel, motivo da grande maioria das reclamações”, aponta.
“Para esclarecer, os clientes das empresas que contratam a Abmex entram em contato conosco, o gateway de pagamento, para resolver questões relacionadas à entrega de seus produtos, por exemplo. Mesmo quando se trata de responsabilidades da empresa vendedora, nos colocamos à disposição para ajudar a solucionar essas e outras eventuais questões em um prazo de 48 horas, caso a empresa não retorne o contato com o cliente final”.
Já o Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday.
“A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data”, afirma em nota.
A empresa também destacou que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.
“Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas.”
As demais empresas não se manifestaram até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.