BusinessTimes

Black Friday: reclamações lideram ranking no Procon e no Reclame Aqui

25 nov 2022, 21:05 - atualizado em 25 nov 2022, 21:05
Black Friday
A Black Friday brasileira é uma liquidação em âmbito nacional inspirada na tradicional queima de estoques (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Procon-SP recebeu 697 reclamações relacionadas à Black Friday até o fim da tarde de hoje (25/11). Nas redes sociais foram registradas 190 consultas e orientações.

Atraso ou não entrega é o problema com mais reclamações registradas pelos consumidores, com 232 queixas (33% do total).

Entre os principais questionamentos também estão: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 queixas), maquiagem de desconto quando o desconto oferecido não é real (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos); mudança de preço ao finalizar a compra (66).

Procon-SP recomenda cuidado com as ofertas da Black Friday

A Black Friday brasileira é uma liquidação em âmbito nacional inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano comemorado sempre na última quinta-feira de novembro.

O evento anual que abre o período de com pras natalinas será realizado ao longo das 24 horas da sexta-feira, dia 27.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor. É bom evitar o clique em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens.

É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Reclame Aqui

A propaganda enganosa é o principal motivo de reclamações durante esta Black Friday, segundo o site Reclame Aqui.

Entre os registros, 16,94% possuem essa motivação. O atraso na entrega também é um dos principais problemas, presente em 16,58% das reclamações.

Há também uma parcela dos consumidores que reclamam de produtos não recebidos (14,8%), problemas no estorno do valor (8,42%) e problemas na finalização da compra (5,49%).

Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações.

Black Friday
O evento anual que abre o período de com pras natalinas será realizado ao longo das 24 horas da sexta-feira, dia 27 (Imagem: Agência Brasil)

No mesmo período de análise em 2021, foram recebidas 5.678 reclamações na Black Friday.

A pequena diferença nessas primeiras horas de evento, de 4%, pode ser explicada pelas atenções divididas com os jogos da Copa do Mundo, aponta o site.

Empresas

A empresa com mais reclamações no site até às 6 horas desta sexta-feira foi a Magazine Luiza (MGLU3), com 248 registros.

Em seguida estão Amazon (AMZN), com 128, e Casas Bahia, com 113.

Shopee e Americanas (AMER3) estão em quarto e em quinto lugar das lojas com mais reclamações, com 93 e 91 registros, respectivamente.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar