Black Friday: reclamações lideram ranking no Procon e no Reclame Aqui
O Procon-SP recebeu 697 reclamações relacionadas à Black Friday até o fim da tarde de hoje (25/11). Nas redes sociais foram registradas 190 consultas e orientações.
Atraso ou não entrega é o problema com mais reclamações registradas pelos consumidores, com 232 queixas (33% do total).
Entre os principais questionamentos também estão: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (82 queixas), maquiagem de desconto quando o desconto oferecido não é real (82 queixas); produto ou serviço indisponível (70 casos); mudança de preço ao finalizar a compra (66).
Procon-SP recomenda cuidado com as ofertas da Black Friday
A Black Friday brasileira é uma liquidação em âmbito nacional inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano comemorado sempre na última quinta-feira de novembro.
O evento anual que abre o período de com pras natalinas será realizado ao longo das 24 horas da sexta-feira, dia 27.
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor. É bom evitar o clique em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens.
É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.
Reclame Aqui
A propaganda enganosa é o principal motivo de reclamações durante esta Black Friday, segundo o site Reclame Aqui.
Entre os registros, 16,94% possuem essa motivação. O atraso na entrega também é um dos principais problemas, presente em 16,58% das reclamações.
Há também uma parcela dos consumidores que reclamam de produtos não recebidos (14,8%), problemas no estorno do valor (8,42%) e problemas na finalização da compra (5,49%).
Desde o início do monitoramento do Reclame Aqui, os consumidores já registraram 5.447 reclamações.
No mesmo período de análise em 2021, foram recebidas 5.678 reclamações na Black Friday.
A pequena diferença nessas primeiras horas de evento, de 4%, pode ser explicada pelas atenções divididas com os jogos da Copa do Mundo, aponta o site.
Empresas
A empresa com mais reclamações no site até às 6 horas desta sexta-feira foi a Magazine Luiza (MGLU3), com 248 registros.
Em seguida estão Amazon (AMZN), com 128, e Casas Bahia, com 113.
Shopee e Americanas (AMER3) estão em quarto e em quinto lugar das lojas com mais reclamações, com 93 e 91 registros, respectivamente.
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