Black Friday: Mercado Livre se dá bem, mas é campeão de reclamações; veja atualização do Procon
A Black Friday deste ano foi a segunda pior da história, mas foi o suficiente para gerar milhares de reclamações sobre problemas em compras ou nas contratações de produtos e serviços.
Um levantamento do Procon-SP aponta que, até ontem (27) às 17h, dia da Cyber Monday, mais de 1,5 mil consumidores procuraram o órgão para fazer reclamações sobre as promoções realizada no varejo nos últimos dias.
Com isso, a maior parte das queixas foi quanto a não entrega ou demora na entrega, somando 476 reclamações, equivalente a 30,57% dos registros.
Os outros dos principais problemas relatados foram mudança de preço ao finalizar a compra, com 221 queixas, pedido cancelado após finalização da compra (201) e maquiagem de desconto, com 193 reclamações.
Além disso, foram registradas 135 reclamações sobre produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado.
Já nas redes sociais, o Procon de São Paulo recebeu um total de 566 consultas e orientações sobre o tema.
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Mercado Livre assume liderança em reclamações na Black Friday
Conforme atualização do Procon, até ontem, o campeão de vendas na Black Friday era também o líder em reclamações.
Desta forma, o Mercado Livre recebeu 256 queixas, o equivalente a 16,44% dos registros. Na sequência, vem o Carrefour, com 86 reclamações.
No levantamento anterior, considerando as reclamações registradas até sábado (25), Magazine Luiza, Netshoes e Época Cosméticos foram as empresas que mais tiveram reclamações.
No entanto, na atualização do Procon, até esta segunda-feira, essas varejistas somavam 85 queixas.
Casas Bahia, Extra e PontoFrio tiveram 53 reclamações no Procon de São Paulo. Enquanto a Amazon foi alvo de consumidores com 29 registros de queixas.
Mercado Livre lamenta problemas durante Black Friday
Ao Money Times, o Mercado Livre lamentou que alguns consumidores tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday.
Diante das queixas, a gigante do comércio eletrônico diz que está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta.
Contudo, a companhia reforça que vendeu mais de 2,8 milhões de produtos na sexta-feira (24), data oficial da Black Friday. Sendo assim, o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração em relação a quantidade de produtos vendidos.
“Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas”, disse a varejista em nota.