Black Friday: Guia prático para a maior data de compras do ano
O dia oficial da Black Friday é apenas em 25 de novembro, entretanto, grandes varejistas já começaram o “esquenta” com promoções e condições especiais para a data.
Se planejar para a data é importante para evitar cair em fraudes, bem como conseguir aproveitar as melhores ofertas de compra.
Neste ano, pesquisa realizada pela Méliuz mostra que 91,3% dos entrevistados pretendem ir às compras na Black Friday e 39% estão dispostos a gastar mais.
Guia para se planejar
O site dedicado para a Black Friday dá dicas para como se planejar para as compras ao longo do período dedicado aos descontos. Confira:
Cartão de crédito
Os cartões de crédito podem ser aliados para aproveitar preços abaixo do comum, contudo, é preciso ter atenção para não ultrapassar o limite do cartão e o definido para gastos na Black Friday.
A dica neste caso é dar prioridade a cartões com programas de pontos, com eles você consegue trocar os valores gastos por pontos e os pontos por diversos benefícios. Como, por exemplo, viagens, gifs card ou até mesmo eletrônicos.
Pesquisa de preços
Ao comprar algo na Black Friday, é destacada a necessidade de pesquisar muito bem os preços em diversas lojas. As pesquisas são aliadas do consumidor durante esse período.
Cashback
Por fim, a recomendação é utilizar programas de cashback sempre que possível durante a Black Friday. Assim, é possível ganhar ainda mais descontos.
O Proteste, entidade de defesa do consumidor, também divulga dicas voltadas para como economizar na data. Confira:
- Escolher com antecedência os produtos e monitorar os preços ao longo dos dias próximos à Black Friday, com auxílio de sites de comparação de preços;
- Pesquisar o mesmo produto em diferentes sites ou lojas físicas, aqui sites de comparação de preços também auxiliam;
- Se cadastrar em newsletter promocionais dos sites em que tem produtos de interesse;
- Atenção ao custo do frete cobrado pelos e-commerces;
- Pagar pelo produto à vista, quando possível, e principalmente quando é oferecido desconto.
Outro recurso são aplicativos que oferecem cashback nas compras, como é o caso da Méliuz, Ame Digital, Bitz, entre outros, que podem ser aproveitados para ter retorno com os itens adquiridos.
Como evitar a Black Fraude?
Um dos principais aspectos quando se trata da Black Friday é evitar cair em fraudes e promoções falsas, como no caso de produtos em que o preço foi elevado antes da data para que a aplicação do desconto leve ao preço original.
Desde edições passadas, o Procon-SP dá dicas que valem para todos os anos, com o intuito de fazer com que o consumidor saiba onde não comprar.
As dicas são:
- Checar os dados do fornecedor antes de qualquer compra de produto ou contratação de serviços;
- Caso a empresa tenha loja física, checar no Google Maps se o endereço realmente mostra o estabelecimento;
- Consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal e avaliar se a empresa não foi criada há poucos dias;
- Consultar a lista de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados;
- Evitar links enviados por e-mai, WhatsApp e SMS.
Outras dicas, compiladas pela plataforma Cuponation, são:
- Verificar se há mais de uma etiqueta: nas compras em lojas físicas, verifique se há uma etiqueta original embaixo da etiqueta nova com o possível desconto e confira ambos os preços para saber se está sendo enganado ou não;
- Pesquisa antecipada: em compras online, fazer uma pesquisa em grandes sites dias antes do evento e comparar preços de um mesmo produto;
- Identificar sites falsos: a dica aqui é comprar em site populares, checar no Google e no Reclame Aqui se há alguma má ocorrência e sempre olhar a URL do site; se não tiver o nome do e-commerce, é falso.
As marcas já confirmadas
Dentre das marcas que já confirmaram a Black Friday, inclusive com promoções ao longo de todo o mês de novembro, estão:
- Magazine Luiza
- Mercado Livre
- MaxMilhas
- Casas Bahia
- Amazon
- Dotz
- Americanas
- Méliuz
Além das grandes varejistas, todos os anos franquias, comércios de rua e outros lojistas realizam ofertas aos consumidores.
Vale ressaltar o caso do AliExpress, braço de varejo do Alibaba, com o dia 11.11, data em que promove descontos e ofertas expressivas.
Segundo pesquisa da Conversion, a Americanas aparece em primeiro lugar na preferência de e-commerces dos consumidores (41%), seguida da Amazon (28%) e do Mercado Livre (25%).
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!