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Black Friday: Evite propaganda enganosa e outros 5 erros comuns

04 nov 2021, 22:33 - atualizado em 04 nov 2021, 22:37
Black Friday
“Um outro problema comum é a divergência de valores, (7,25% das reclamações, segundo o Reclame Aqui)” (Imagem: Unsplash/ CardMapr)

Relativamente nova no Brasil, a Black Friday – e que acontece no dia 26 de novembro – ficou marcada por “memes” de descontos fake e de reclamações das mais diversas.

O especialista Caio Reina, CEO da RoutEasy, startup de tecnologia que atua no planejamento e gerenciamento de rotas de entregas e serviços, as empresas precisarão ficar atentas às estratégias para não cometerem os mesmos erros do que nos anos anteriores.

Um levantamento realizado pelo Reclame Aqui, entre os dias 25 e 27 de novembro do ano passado, 9,89% das reclamações eram sobre a falta de recebimento de produtos. Ou seja, a logística também é um tema a ser atendido para 2021.

Veja 6 erros comuns dos empreendedores e empresários durante uma Black Friday:

1 – Propaganda – Segundo o mesmo levantamento do Reclame Aqui, mais de 28% das reclamações foram sobre propaganda enganosa.

“Por mais que não existam informações erradas em uma propaganda, é preciso avaliar também se a comunicação está sendo feita de forma clara e se há dúvidas na mensagem. Garantir uma comunicação transparente pode transmitir mais clareza e confiança ao cliente e pode fazer com que ele volte e finalize a compra do seu produto ou serviço”.

2 – Estoque e controle de produtos – “Não há frustração maior quando você vai até uma loja para comprar algo muito desejado e você se depara com a mensagem ‘produto indisponível’. Para desviar de problemas relacionados a estoque, fique sempre de olho na quantidade de produtos, tenha um controle sobre quantidade e comunique as pessoas sobre quando há um estoque limitado”.

Black Friday
Um levantamento realizado pelo Reclame Aqui, entre os dias 25 e 27 de novembro do ano passado, 9,89% das reclamações eram sobre a falta de recebimento de produtos (Imagem: Unsplash/ Tamanna Rumee)

3 – Comunicação – “Ter uma conversa clara com seu cliente é fundamental, seja o foco do seu negócio B2B ou B2C. Ter processos claros e alinhados, um site ou plataforma de fácil visualização e uma equipe dedicada a comunicação interna e externa é essencial para reduzir os ruídos e garantir um fluxo melhor de trabalho”.

4 – Divergência de informações – “Um outro problema comum é a divergência de valores, (7,25% das reclamações, segundo o Reclame Aqui). Para isso não ocorrer, dedique uma parte da equipe para buscar possíveis erros na plataforma, site ou comunicações”

5 – Frete – “Uma outra pesquisa, a E-commerce Trends, indicou que o frete caro é responsável por 82% do abandono de carrinho nas plataformas. Por isso, uma opção é ficar de olho nos valores dos concorrentes”

6 – Logística e tecnologia – “Vale dedicar um tempo para avaliar as informações disponíveis no mercado, a quantidade de veículos para realizar a entrega neste período e se o processo pode ser melhorado – inclusive, vale a pena ficar de olho nos concorrentes, pois as entregas mais rápidas estarão em alta, mesmo durante o alto fluxo de movimentação da data”.

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