Black Friday e melhora da confiança impulsionaram crescimento do varejo em novembro, diz ACSP
A alta de 4,4% nas vendas do varejo nacional em novembro de 2018 foi puxada pela Black Friday e pelo aumento da confiança do consumidor. É o que diz Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Burti ainda chama a atenção para o crescimento do ramo de artigos de uso pessoal e doméstico: “Isso mostra que, embora a data comercial seja muito relacionada à venda de produtos eletrônicos pela internet, no varejo físico, a predominância é de produtos de menor valor, como panela, ferro de passar e utilidades domésticas”, comenta.
Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado
O segmento de tecidos, vestuário e calçados também se destacou, crescendo 4,8%. O motivo é pela chegada da moda primavera-verão e pelo aumento das temperaturas em boa parte do Brasil.
Sobre a confiança do consumidor brasileiro no mês, o presidente da associação explica que o comportamento é típico do período pós-eleitoral. “Passada a incerteza da eleição, o consumidor que estava postergando compras, por não saber exatamente o rumo do país, ficou mais à vontade, inclusive para comprar a prazo”.
O Índice Nacional de Confiança da ACSP subiu quatro pontos em dezembro.