Black Friday: dia de compras ou crise na Bolsa? Conheça a história da data no varejo
A Black Friday 2022 acontece oficialmente no dia 25 de novembro, apesar de muitas varejistas já estarem se movimentando para oferecer oportunidades de compras antecipadas aos clientes. Contudo, antes de se referir à data de compra mais importante do varejo, a Black Friday já foi sobre crise na Bolsa de Valores americana.
O primeiro registro sobre a Black Friday é de 1869, quando acionistas de Wall Street compraram ouro em excesso, com o intuito de depois vender por preços maiores.
Entretanto, o plano não correu como o imaginado, pois, em setembro daquele ano, em uma sexta-feira, o mercado de ouro quebrou, impactando empresas e investidores. Assim, o termo “Black Friday” se referia a este ocorrido.
Da forma como o conhecemos hoje, o surgimento foi em 1960, embora, na época, também existia uma conotação negativa, com a utilização do termo por autoridades policiais da Filadélfia, nos EUA, se referindo à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, que gerava grande movimentação devido ao feriado.
Esta movimentação virou oportunidade aos olhos de comerciantes, que começaram a aplicar promoções nos produtos, aproveitando o fluxo de pessoas para atrais clientes.
A partir dos anos 80, essa tradição se popularizou e se expandiu para outros lugares do mundo.
A Black Friday no Brasil
No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010. Ao longo dos primeiros anos, a data ficou conhecida como “Black Fraude”, devido aos comerciantes que elevavam o preço dos produtos para oferecer promoções falsas na data.
Hoje a preocupação com as promoções falsas ainda é presente entre os consumidores, sendo importante seguir dicas para encontrar e aproveitar os descontos expressivos da data.
Confira dicas de como se proteger nas compras.
Vale destacar que a data de início da Black Friday pode variar, visto que segue o calendário dos EUA, entretanto, ocorre sempre no fim de novembro. Apesar disso, em 2022 é possível observar grandes varejistas antecipando as promoções.
Impacto no varejo
Segundo pesquisa realizada pela Conversion, a intenção de compra para a Black Friday 2022 subiu 8% em relação à 2021. A pesquisa mapeou que 96% pretendem fazer compras na edição deste ano.
“Apesar do mercado de e-commerce ter sofrido algumas baixas neste ano, devido à alta da inflação e dos juros que atingiram o setor varejista com um todo, a expectativa em relação às vendas de final do ano são positivas, e a Black Friday dará fôlego ao setor”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion.
Além disso, Ivo aponta que a Copa Mundo com certeza servirá de incentivo para o comércio eletrônico nacional, como apontam os dados do estudo.
A pesquisa mapeou ainda que 32% dos entrevistados pretende gastar entre R$ 1.000 e R$ 3.000, outros 20% optaram por compras no valor entre R$ 500 a R$ 1.000 e, por último, 17% preferem gastar entre R$ 150 e R$ 300.
Outro impacto no varejo está relacionado às mudanças no perfil do consumidor, com a popularização dos aplicativos de compra e a facilidade que o e-commerce traz.
Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores optaram por fazer as compras de Black Friday em sites, enquanto 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que preferem fazer compras em estabelecimentos físicos.
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