Black Friday: Americanas, Magazine Luiza e Via lideram ranking de reclamações de 2020
Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) — a dona das Casas Bahia — lideram o ranking de reclamações da Black Friday de 2020, segundo levantamento do Reclame Aqui.
O site que reúne reclamações contra empresas pondera que desde o surgimento do ranking, em 2013, estão no top 10 da data muitas marcas que têm o selo “RA 1000” ou reputações “Bom” e “Ótimo”.
O volume de reclamações não impacta as reputações, diz o Reclame Aqui. Na plataforma, as reputações são medidas com base na avaliação feita pelo consumidor após ter seu caso atendido, além de outras variáveis.
“Pode ser que a marca tenha passado por um problema pontual, como, por exemplo, uma falha no seu site que tenha impedido os clientes de finalizarem suas compras”, explica o Reclame Aqui.
O eventual problema poderia aumentar muito o número de reclamações recebidas pela empresa. “Mas, no fim do dia, se o problema for resolvido e todos os clientes saírem satisfeitos com a solução oferecida, é isso que importa”, diz a plataforma.
O Reclame Aqui não informa o teor das reclamações, mas o Procon-SP disse que no ano passado as principais queixas da Black Friday foram atraso ou não entrega; pedido cancelado após a finalização da compra; maquiagem de desconto; produto/serviço indisponível; mudança de preço ao finalizar a compra; produto/serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado.
Veja o ranking da Black Friday 2020 do Reclame Aqui :
- Americanas Marketplace;
- KaBuM! (hoje parte do Magazine Luiza);
- Magazine Luiza (loja online);
- Americanas (loja online);
- Casas Bahia, da Via (loja online);
- Ame Digital, da Americanas;
- Riachuelo (loja online);
- iFood;
- Lojas Renner;
- Submarino Marketplace.