CryptoTimes

Bittr, serviço de poupança em bitcoin, encerra atividades devido às leis europeias

24 abr 2020, 13:56 - atualizado em 24 abr 2020, 13:56
De acordo com o fundador da Bittr, estar em conformidade com as restritivas regulamentações custa milhares de euros para o que possa ser apenas uma suspensão temporária (Imagem: Bittr)

Bittr, serviço de poupança em bitcoin com sede nos Países Baixos, fechará suas portas na próxima semana e, de acordo com o fundador, o motivo principal são as regulamentações recentes.

Em janeiro, entrou em vigor a AMLD5, Quinta Diretriz Antilavagem de Dinheiro. A regulamentação da União Europeia pressiona empresas cripto — principalmente as que fornecem serviços de custódia — a aderirem às leis antilavagem de dinheiro e de “conheça seu cliente” (AML/KYC).

Para a Bittr, cujos motivos do encerramento da empresa foram detalhados pelo fundador Ruben Waterman, os possíveis custos e impactos na base de usuários seriam demais.

“Devido às próximas mudanças regulatórias nos Países Baixos (onde está a sede da Bittr), terei que encerrar os serviços da Bittr no dia 28 de abril de 2020, às 9h59 UTC [às 6h59, no horário de Brasília]”, escreveu Waterman.

“Existe uma pequena chance de eu ter que encerrar o serviço antes mesmo da data mencionada acima se as novas regulamentações forem publicadas na ‘Gazeta do Governo’ antes dessa data. Novos cadastramentos e a página para a venda de bitcoin já foram desativados.”

Na publicação, Waterman lamentou a restrição das leis de supervisão financeira sobre a AMLD5, que exigiram que a pequena empresa contratasse um agente governamental e delineasse políticas AML.

Além disso, estar em conformidade com as restritivas regulamentações custa milhares de euros para o que pode ser apenas uma suspensão temporária.

“Porém, nesse caso, se eu ainda fosse incluir a Bittr no sistema de supervisão financeira para fazer todo mundo passar por procedimentos de KYC, provavelmente, ainda teria que encerrar as atividades nos próximos seis meses e, por isso, preferi não atrapalhá-los com esse processo”, disse Waterman.

Bittr ainda permite que usuários vendam moedas fiduciárias por bitcoin, mas Waterman avisou que “talvez tenhamos que encerrar nosso serviço antes que seu dinheiro chegue até nossa conta bancária”.

“Após o dia 28 de abril de 2020 (ou antes disso, caso a lei seja publicada na ‘Gazeta do Governo’), Bittr não fornecerá mais nenhum tipo de serviço”, continuou ele.

“A partir deste momento, cancelaremos nossa conta bancária e todas as transferências bancárias serão automaticamente devolvidas para a sua conta bancária. Pode demorar um pouco para que você consiga seu dinheiro, então sugerimos que você cancele quaisquer ordens pendentes que tiver na Bittr para que o dinheiro não saia da sua conta bancária.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar