Bitso Business cria Juno e lança stablecoin MXNB focada em facilitar pagamentos na América Latina

A Bitso Business — segmento B2B (business to business) da Bitso, que fornece a infraestrutura para pagamentos transfronteiriços — anunciou nesta quarta-feira (26) a criação da Juno, sua subsidiária dedicada à emissão e gestão de ativos digitais.
E o primeiro lançamento da Juno será o lançamento da stablecoin MXNB, atrelada ao valor do peso mexicano, na rede Arbitrum (ARB). A moeda será garantida por reservas fiduciárias, de acordo com o documento enviado à imprensa.
A Bitso acredita que as stablecoins são a pedra angular da infraestrutura financeira digital.
Isso porque o processo de inovação das moedas convencionais (fiduciárias) tem sido lento, em especial em áreas de pagamento e transferências internacionais.
Um estudo recente da Bitso Business, conduzido pela PCMI, revelou que a tecnologia blockchain e as stablecoins estão se tornando o método preferido para transferências globais, pela sua capacidade de eliminar intermediários, cortar custos e aumentar a velocidade nas transações.
Em março de 2025, o setor de stablecoins atingiu uma capitalização de mercado superior a US$ 230 bilhões, movimentando trilhões em volume de transação anualmente.
- E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h
Detalhes da stablecoin da Bitso
Como parte do grupo Bitso, a Juno operará de forma independente para gerenciar operações de stablecoins, incluindo a MXNB, garantindo altos padrões de segurança de custódia segregada, gestão e transparência para fundos, tanto em moedas fiduciárias quanto em outras criptomoedas.
Assim, a nova stablecoin em peso mexicano combina as vantagens da tecnologia blockchain — como transparência, velocidade de transação e acessibilidade global — com estabilidade assegurada por rigorosos mecanismos de controle operacional.
Ela é totalmente lastreada pelo valor equivalente em pesos mexicanos, e as reservas são auditadas regularmente por terceiros para garantir transparência e confiança.
Dessa forma, a stablecoin MXNB atenderá a diversos casos de uso institucionais, incluindo:
- Pagamentos transfronteiriços: Com o MXNB, as empresas poderão converter fundos entre outras stablecoins atreladas à sua moeda local. A Juno permite que as empresas convertam stablecoins lastreadas em dólares a MXNB, para que possam realizar transferência rápida de valores para outras instituições, seja por meio de transferências de criptomoedas ou de pesos mexicanos, facilitadas pelo sistema SPEI (Sistema de Pagos Electrónicos Interbancarios, um mecanismo de transferências eletrônicas em tempo real, criado pelo Banco do México em 2004);
- Fintechs e carteiras digitais: Infraestrutura que expande o acesso ao mercado para entidades estrangeiras e locais por meio de ativos digitais, abrindo oportunidades de expansão regional com custos reduzidos.
- Pagamentos digitais: Provedores de serviços de pagamento podem expandir suas ofertas integrando a MXNB em suas soluções, permitindo liquidações mais rápidas e taxas de transação menores para indivíduos e comerciantes.
- Trocas em dinheiro: Empresas de remessas podem utilizar a MXNB para realizar pagamentos mais rápidos e com menores custos aos destinatários.
Para facilitar o acesso corporativo à MXNB, a Juno desenvolveu a Juno Mint Platform, que oferece operação via navegador, além de um conjunto completo de APIs.
Essas ferramentas possibilitam aos clientes o acesso a serviços como de emissão e resgate de tokens, envio e recebimento de pagamentos de moeda fiduciária a MXNB por meio de infraestruturas de pagamento locais e conversões entre stablecoins.