CryptoTimes

BitMEX anuncia nova liderança da corretora após acusações de autoridades americanas

08 out 2020, 8:21 - atualizado em 08 out 2020, 8:21
BitMEX anunciou mudanças em cargos de liderança após polêmica sobre lavagem de dinheiro envolvendo seus executivos (Imagem: Twitter/BitMEX)

Nesta quinta-feira (8), a corretora de derivativos cripto BitMEX anunciou mudanças na liderança — uma semana após o governo americano ter acusado seus quatro fundadores e executivos.

Arthur Hayes, um dos réus no caso, não é mais CEO da BitMEX. Samuel Reed, outro envolvido no processo que foi preso, também não é mais o diretor de tecnologia da corretora.

O terceiro réu no caso, o fundador Ben Delo, não terá mais cargos executivos no 100x Group, a empresa-mãe da BitMEX. Além disso, Greg Dwyer ficará afastado de seu cargo como chefe de desenvolvimento comercial.

“Essas mudanças à nossa liderança executiva significam que poderemos focar no nosso negócio principal de oferecer oportunidades superiores de negociação para todos os nossos clientes por meio da plataforma da BitMEX enquanto mantemos os mais altos padrões de governança corporativa”, disse David Wong, presidente do 100x Group.

“Temos uma equipe incrível de liderança sênior que está bem-posicionada para continuar o crescimento e o desenvolvimento do 100x Group, incluindo a finalização do Programa de Verificação de Usuários da BitMEX. Para nós, são negócios, como sempre, e agradecemos a todos os clientes por seu contínuo apoio”, acrescentou Wong.

BitMEX foi alvo de dois processos judiciais no dia 1º de outubro pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

A CFTC acusou a corretora de derivativos e seus operadores de comandarem uma plataforma de negociações não registrada e violarem regulamentações antilavagem de dinheiro (AML) e de “conheça seu cliente” (KYC).

O DoJ enviou uma acusação criminal contra Hayes, Delo, Reed e Dwyer por alegadamente violarem a Lei de Sigilo Bancário.

HDR Global Trading, a empresa-mãe da BitMEX e uma das acusadas pela CFTC, se comprometeu a combater as acusações.

Como resultado do processo, BitMEX passou por grandes liquidações nos últimos dias. Mais de 40 mil BTC, equivalentes a US$ 422 milhões, foram retirados da BitMEX, segundo diversos rastreadores de dados.

A saga BitMEX: autoridades americanas
acusam corretora de violar leis antilavagem de dinheiro