CryptoTimes

Bitmain se separa do Antpool para focar no design de máquinas para a mineração de bitcoin

27 jul 2021, 8:21 - atualizado em 27 jul 2021, 8:21
bitcoin computador placa
O motivo da dissociação é agilizar o modelo de negócios da Bitmain para facilitar o processo de uma oferta pública (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

Bitmain, a gigante fabricante de hardwares de mineração de bitcoin (BTC), praticamente terminou de se dissociar do Antpool que, atualmente, é o maior pool de mineração da rede Bitcoin por taxa de hashes — o poder computacional usado para minerar novos blocos.

Um pool de mineração de criptomoedas é um grupo que combina seus recursos computacionais para solucionar um quebra-cabeças matemático, o mais rápido possível, para garantir o direito de transmissão de um bloco de transações ao blockchain, assegurando a rede.

Em uma publicação desta terça-feira (27), a Bitmain disse ter realizado uma reunião com shareholders interinos em 26 de julho e relatou sobre o progresso de venda do pool de mineração do Antpool:

Todas as questões legais foram finalizadas até 1º de maio. Atualmente, estamos consolidando algumas questões e, em breve, completaremos as medidas relevantes. “Antpool” irá operar suas atividades de mineração de forma independente e no exterior quando obtiver suporte de novos shareholders.

Em janeiro, o plano de venda da subsidiária foi revelado quando Jihan Wu, cofundador da Bitmain, deixou o cargo de presidente da empresa para pôr fim à antiga briga interna por poder com seu rival, o cofundador Micree Zhan.

Wu afirmou que parte do plano era fazer com que Antpool se tornasse “uma empresa independente, que seria liderada por Micree”. O motivo era agilizar o modelo de negócios da Bitmain para facilitar o processo de uma oferta pública.

O progresso de dissociação do Antpool acontece meses depois de a Bitmain ter vendido o BTC.com para a BIT Mining, listada na bolsa americana (NYSE:BTCM).

Com a cessão de seus dois grandes pools de mineração de bitcoin — BTC.com e Antpool —, a Bitmain afirmou que só irá focar no desenvolvimento e nas vendas de design de hardware de mineração.

theblock@moneytimes.com.br