Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bitmain e Bitcoin Cash: jogada arriscada ou carta na manga?

Opinião - 14/08/2018 - 18:29

Por Allex Ferreira, o Barão do Bitcoin

Os planos da Bitmain, maior mineradora e fabricante de equipamentos de mineração de criptoativos do mundo, para realizar uma bilionária oferta pública inicial (IPO) de ações na bolsa de Hong Kong precisam ser analisados à luz da estratégia que a companhia chinesa vem adotando no mercado.

De acordo com dados de um relatório que serviu para o levantamento de recursos durante a fase de pré-IPO, a empresa tem apostado alto no Bitcoin Cash (BCH) e o resultado não tem sido nada bom.

Para se ter ideia, no final de março de 2018, a Bitmain possuía pouco mais de 1 milhão de unidades de BCH e “somente” 22 mil Bitcoins (BTC). Segundo escreve o anônimo Crypto Herpes Cat, esses números mudaram ao longo dos últimos meses, mas ao que tudo indica a proporção da aposta da Bitmain aumentou ainda mais. Atualmente, a empresa possui cerca de 750 mil BCH e em torno de 6700 BTC.

Não é surpresa para ninguém que o Bcash é o ativo preferido de Jihan Wu, dono da Bitmain, e, junto com Roger Ver, ele vem tentando vender a narrativa de que este é o verdadeiro Bitcoin.

A Bitmain tem adotado a estratégia de utilizar as suas reservas em Bitcoin para financiar os custos incorridos com a mineração de Bitcoin Cash, o que na prática significa dizer que a companhia está vendendo Bitcoin para comprar Bitcoin Cash. Em meio à queda generalizada no mercado, mas especialmente do BCH, cuja cotação está abaixo de 0,1 em relação ao Bitcoin, a companhia chinesa vem experimentando uma redução bilionária no valor de seu patrimônio.

Também por conta do atual momento do mercado, as máquinas de mineração que a Bitmain produz estão oferecendo retornos sobre o investimento cada vez piores ou quase nulos aos clientes. Além disso, a concorrência no setor de fabricação de equipamentos de mineração tem aumentado severamente e a Bitmain não conseguiu ainda oferecer ao mercado alguma máquina tecnologicamente superior à Antminer S9, lançada em 2016.

A Bitmain conseguiu ganhar muito dinheiro em 2017 quando o mercado estava eufórico e pagando qualquer preço por uma máquina de mineração e a empresa com certeza tem fôlego para segurar essas perdas de patrimônio, mas fico me perguntando se Jihan Wu é um empresário que gosta de apostas de alto risco ou se ele tem alguma carta na manga que ninguém no mercado ainda conseguiu identificar?

O fato é que esse IPO bilionário que ele está preparando talvez seja uma forma de conseguir despejar no colo dos acionistas o valor praticamente impossível de ser realizado, devido à falta de liquidez, dos ativos BCH que estão na carteira da Bitmain.

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptomoedas, Opinião
Últimas Notícias