CryptoTimes

“Bitcoin Tuesday” quer incentivar a adesão das criptomoedas por meio de doações

26 nov 2020, 10:33 - atualizado em 26 nov 2020, 10:33
The Giving Block, empresa de doações em cripto, está promovendo a “Bitcoin Tuesday”, que acontecerá no dia 1º de dezembro para arrecadar fundos para organizações sem fins lucrativos e promover a adesão de cripto (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

The Giving Block foi fundada e 2018 por Alex Wilson e Pat Duffy. A dupla viu que grandes quantias de bitcoin estavam sendo doadas a poucas organizações sem fins lucrativos que aceitavam doações em cripto.

Após o “bull market” de 2017, muitos investidores cripto conseguiam gerar lucros significativos.

O Serviço Interno de Receita dos EUA (IRS, sigla em inglês) e muitos outros países, considera criptoativos como propriedade, ou seja, investidores cripto têm um incentivo fiscal de doar bitcoin diretamente para organizações sem fins lucrativos.

Muitos investidores fizeram isso para evitar tributos e diversas organizações conseguiram receber cripto graças a essas doações.

Alex Wilson, fundador do The Giving Block, afirma ter grandes expectativas para o evento do próximo dia 1º:

A última vez em que o bitcoin atingiu US$ 20 mil, milhões de dólares foram doados a organizações sem fins lucrativos apenas em dezembro [de 2017].

Esperamos que haja grandes contribuições este ano. Existem muitos investidores cripto com muitos ganhos de capital que podem ser compensados na doação a organizações.

Doar criptomoedas cria um ciclo vicioso de doações. Maiores preços de cripto indicam mais doações. Mais doações de cripto sugerem maior adesão de cripto.

Doar cripto é uma via de mão dupla: você pode evitar pagar altos impostos ao apoiar uma boa causa (Imagem: Crypto Times)

Shehan Chandrasekera, líder de estratégia fiscal da CoinTracker, startup de softwares para calcular impostos em bitcoin e cripto, afirma que doar cripto à caridade é uma dentre as várias estratégias fiscais permitidas no código fiscal.

“Doações em cripto fornecem dois benefícios de uma só vez”, explicou Chandrasekera. “Ao doar cripto à caridade, você pode evitar ganhos de capital sobre suas posses em cripto. Você também pode ter o valor abatido, o que reduzirá sua renda tributável tanto em cripto como em fiduciárias.”

The Giving Block foi criada para fornecer uma solução para que organizações recebam doações em cripto. A empresa também atua como um núcleo central para que negociadores e investidores encontrem uma organização que representem uma causa que apoiem e à qual tenham interesse em doar.

Em 2019, apenas 12 organizações aceitavam doações em cripto. Um ano depois, possíveis doadores podem escolher dentre mais de 120 organizações e, atualmente, é ainda mais fácil começar a aceitar doações em criptomoedas.

A “Bitcoin Tuesday”  (ou “Terça-Feira do Bitcoin”), que acontecerá na próxima terça-feira (1º), é a mais nova iniciativa do Giving Block em arrecadar fundos a organizações sem fins lucrativos e promover a ampla adesão de cripto.

A maioria das principais organizações sem fins lucrativos está se unindo com grandes marcas do setor cripto por uma boa causa: arrecadar fundos para aqueles que mais precisam enquanto dão mais visibilidade para cripto.

As organizações sem fins lucrativos participantes incluem Save the Children, No Kid Hungry e The American Cancer Society junto com outras pequenas e médias organizações, como Sea Shepherd UK, The Seasteading Institute e The Tor Project, que apoiam causas que variam entre assistência à saúde e educação à vida selvagem e muito mais.

Empresas cripto que estão patrocinando a campanha Bitcoin Tuesday incluem a corretora Gemini, a carteira Ledger, o aplicativo Blockfolio, a rede Flexa, a rede Storj, o banco Silvergate e a empresa de comunicações Ditto PR.

Organizações sem fins lucrativos recorrem a doações
em cripto para combate ao coronavírus