Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bitcoin: Rali atual precisa ser diferente?

27/06/2019 - 20:30
“Os otimistas podem estar certos, se quiserem falar que quem segura o Bitcoin por tempo suficiente provavelmente terá um retorno positivo posto que a tecnologia tem ganhado legitimidade entre grandes players”, diz Civitarese (Imagem: Pixabay)

Por Jamil Civitarese, do Investing.com

Das inúmeras questões que ressurgem quando o Bitcoin sobe de preço, há sempre quem acuse de bolha. Também há sempre quem diga que desta vez é diferente. Ambos os lados têm certa razão. Em dez anos de existência, o Bitcoin passou por pelo menos quatro processos que podemos definir como bolha.

Além do mais, não é possível negar que há pouco valor fundamental nele, além de questão como “hardness of money” que, difícil de provar para o ouro, ainda não foi testada nas criptomoedas com sucesso. Por outro lado, o Bitcoin não para de subir de valor desde que foi criado. Quem estaria certo dessa vez?

Gosto de pensar que, provavelmente, os dois estão certos. O lado pessimista, por aritmética básica, posto que se o Bitcoin continuar subindo como nas últimas semanas, em relativamente pouco tempo valerá mais que o ouro.

Os otimistas podem estar certos, se quiserem falar que quem segura o Bitcoin por tempo suficiente provavelmente terá um retorno positivo posto que a tecnologia tem ganhado legitimidade entre grandes players como Facebook, mas sem perder uma comunidade quase que religiosa. O problema, no entanto, é como conciliar essas perspectivas rumo a um quadro favorável.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
O Segredo das Criptomoedas

As commodities de valor monetário (ouro e prata) têm ciclos que se assemelham a bolhas e, de tempos em tempos, efetivamente são bolhas. Isso diminui a chance do ouro ser de fato um safe haven em tempos de crise? Talvez, mas estatisticamente parece que há nesse papel em uma série de estudos econométricos rigorosos.

A longo prazo, pode haver a tendência do ouro se valorizar por manter esse papel e ter uma oferta limitada. Há a eliminação dos ciclos? Não necessariamente. É, portanto, manter valor elevado e ainda sofrer de ciclos e bolhas.

Percebam que este argumento também se aplica ao Bitcoin. Nada impede de ser um hodler fervoroso, mas aceitar que correções podem vir se as altas são excessivamente rápidas ou sem grande interpretabilidade. Acredito que seja esse o caso atual. Chuto que a alta atual não deve nos levar a um novo plateau permanente perto do pico.

Deve haver uma correção, pequena ou grande. Desta maneira, recomendo o uso de um stop loss dinâmico para todos que me leem (apesar de que essa dica vale para absolutamente todos os momentos).

Evidentemente houve mudanças que sustentam um valor maior: há maior aceitação por grandes players, então pode estar havendo entrada de poucos players que sustentem preços de maneira mais disciplinada. Pode ser diferente – e acredito que será no sentido de haver uma tendência de preços positiva mesmo considerando a correção -, mas realmente precisamos focar nesse ponto?

O nível de preços mudar não implica no processo de formação de retornos mudar, e o próprio processo tem forte componente de imprevisibilidade. O correto é pensar menos na tendência e mais no controle de risco dado o que operamos e o que já aumentou.

Em resumo, é tempo de comemorar que há uma alta, sim, afinal quem não gosta de ganhar dinheiro? Contudo, é tempo de achar que o Bitcoin venceu e podemos aproveitar desse crescimento por muito tempo?

Olha, acho difícil. Espero queimar minha língua e que bata 100.000 dólares como alguns analistas mais animados têm falado, porém é necessário prudência e um controle de risco efetivo, considerando tanto drift quanto volatilidade. Que a diferença dessa vez seja a nível de trader, com investidores aproveitando a subida sem perder tudo na queda.

Última atualização por Renan Dantas - 27/06/2019 - 20:53