CryptoTimes

Bitcoin: “o segredo foi revelado”

06 jan 2020, 11:39 - atualizado em 06 jan 2020, 11:39
segredo bitcoin
Não é novidade que os criptoativos vão substituir o dólar como reserva mundial, mas essa possibilidade está mais próxima do que nunca de acontecer (Imagem: Money Times)

Bitcoin não é um produto, mas sim uma ideia que representa a capacidade de sair de um sistema financeiro que redistribui riquezas de uma forma na qual não temos controle.

A criação monetária sem precedentes da última década se manifestou na apreciação de ativos financeiros detidos quase exclusivamente pelos principais 10% unidos aos aumentos drásticos nos custos de serviços, como educação e saúde.

Chamado de “efeito Cantillon”, esse fenômeno descreve como a criação de dinheiro beneficia aqueles mais próximos a ele — ou seja, bancos comerciais e grandes empresas que conseguem emitir empréstimos e realizar investimentos com esse novo dinheiro antes de os preços começarem a aumentar.

Só então o restante da população sente os efeitos e enfrentam custos mais altos.

Bitcoin existe para remover esse tipo de desalinhamento de incentivo já que nenhuma parte se beneficia de maneira desproporcional em sua política monetária. Essa apatia dos usuários é sua maior força já que todos são iguais aos olhos do protocolo.

A narrativa macro para o bitcoin está sendo reforçada a cada dia por conta da injeção de mais capital no sistema. Essas políticas de dinheiro fácil estão construindo risco sistêmico que poderia anunciar a reserva de valor não soberana a longo prazo.

O papel do dólar norte-americano como a moeda de reserva mundial está começando a ser questionada.

O seu fim ainda poderia ser desconhecido, mas “o segredo foi revelado” no sentido que o bitcoin já implantou a ideia de um novo sistema monetário nas mentes de muitos que não querem substituir o dólar com outra moeda fiduciária.