Bitcoin lidera ganho real de 2024, mostra índice
O Bitcoin foi o ativo que mais teve ganho real em 2024 com 166,35% de retorno, superando o ouro e o CDI, que subiram 20,33% e 5,34%, respectivamente, conforme mostrou o Índice de Ganho Real do Grupo Studio (IGRGS).
Segundo o levantamento, a principal razão que impulsionou a alta do Bitcoin foi o ambiente macro favorável e a busca por diversificação em ativos descorrelacionados ao longo do ano.
- O que esperar do agronegócio em 2025? Confira as perspectivas e ações do setor para ficar de olho, no Giro do Mercado desta sexta-feira (10):
Já o ouro, foi beneficiado especialmente pelo aumento da incerteza global, como as tensões geopolíticas e a oscilação de juros nos mercados desenvolvidos, que criaram um maior interesse devido à maior segurança do ativo.
Por outro lado, outras alternativas de investimentos como o IFIX, enfrentaram maior dificuldade em acompanhar a inflação e a volatilidade do mercado, fechando o ano com uma queda anual de 11,38%.
“Esses resultados reforçam a importância de um planejamento financeiro estratégico, que considere tanto a proteção contra perdas reais quanto as oportunidades em classes de ativos menos convencionais”, disse Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio.